Fichamento, cap1 pensando criticamente com a psicologia científica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Método Científico

Os psicólogos armam suas atitudes científicas com o método científico: eles fazem observações, e depois refinam suas teorias à luz de novas observações. Tendemos a usar o termo teoria para significar “simples intuição”. Uma teoria científica explica por meio de um conjunto de princípios integrados. Estes princípios organizam e estabelecem predições sobre os comportamentose os eventos. Ao organizar fatos isolados, a teoria simplifica a realidade. Existem muitos fatos sobre o comportamento, de modo que é difícil lembrar todos. Ao reunir os fatos e ligá-los a princípios profundos, a teoria oferece um resumo útil. Que ligamos os pontos observados, podemos descobrir um quadro coerente.
Uma boa teoria não só parece atraente. Ela precisa conter predições analisáveis,chamada de hipótese. Ao nos possibilitar testar e rejeitar ou reexaminar a teoria, tais predições dão direção à pesquisa. Elas especificam que resultados irão sustentar a teoria e que resultados irão desaprová-la.
Os psicólogos relatam suas pesquisas o mais corretamente possível com definições operacionais claras dos conceitos – para permitir a outros replicarem (repetir) suas observações. Seoutros pesquisadores recriarem um estudo com participantes e materiais diferentes e conseguirem resultados similares, então nossa confiança na fidedignidade da descoberta cresce.
A teoria será útil se ela organizar eficazmente uma série de observações e relatos e fizer pressuposições claras que qualquer um possa usar para testar a teoria ou para inferir aplicações práticas. As estratégias depesquisa incluem métodos descritivos, correlacionais e experimentais. Fazendo observações que descrevem o comportamento e conduzindo experimentos que ajudam a predizer o comportamento.
As boas teorias são definidas pela: capacidade de organizar e estabelecer ligações entre fatos observados e capacidade de implicar hipóteses que oferecem predições testáveis e, às vezes, aplicações práticas.Descrição
Os psicólogos descrevem o comportamento empregado o estudo de caso, o “survey” e a observação naturalista.

O Estudo de caso
Entre os métodos de pesquisa mais antigos está o estudo de caso no qual os psicólogos estudam um indivíduo em grande profundidade na esperança de revelar fatos verdadeiros para todos nós. Muito do que conhecemos sobre o cérebro, por exemplo, é decorrente deestudos de casos, conduzido em indivíduos que sofriam algum tipo de prejuízo após a ocorrência de lesão em certa região específica do cérebro. Estudos intensivos de casos, às vezes, são muito reveladores.
Embora estudos de casos possam surgir hipóteses para estudo subsequentes, às vezes, eles também podem nos induzir ao erro. Informações não representativas podem nos levar a julgamentos errados e afalsas conclusões. De fato, sempre que um pesquisador menciona uma descoberta, alguém certamente oferecerá um caso contrário.
Como disse o psicólogo Gordon Alport: “Dê-nos um dedal de fatos e nos apressaremos a fazer generalizações tão grandes como barril”.
Casos individuais podem sugerir ideias fundadas. O que é verdadeiro em nós pode ser vislumbrado em qualquer um. Mas paradistinguir as verdades gerais que cobrem os casos individuais, nós devemos responder ás perguntas com outros métodos.

O Levantamento (Survey)
O método de levantamento, comumente usado tanto em estudos descritivos quanto em estudos correlacionais, examina muitos casos em menos profundidade. Um survey solicita às pessoas que relatem seus comportamento ou opiniões. Perguntas sobre tudo, de práticassexuais a opiniões políticas, são feitos ao público.

Efeito do estilo
Como o estilo das perguntas é uma questão muito delicada, os pesquisadores críticos precisam refletir sobre o estilo de uma pergunta pode ter afetados as opiniões expressas pelas pessoas a ela submetidas.

Amostragem
Em nossa experiência cotidiana, nós passamos a maior parte do tempo com uma amostra tendenciosa das...
tracking img