Fichamento Cap. I de As cinco verdades que você não dveveria conhecer - Leandro Narloch

742 palavras 3 páginas
PONTIFÍCA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS, AMBIENTAIS E DE TECNOLÓGIAS
FACULDADE DE GEOGRAFIA
CLAUDIA CRISTINA FIRMO DA SILVA

CINCO VERDADES QUE VOCÊ NÃO DEVERIA CONHECER

CAMPINAS, 2013
CLAUDIA CRISTINA FIRMO DA SILVA

CINCO VERDADES QUE VOCÊ NÃO DEVERIA CONHECER

CAMPINAS, 2013
Ficha do esboço

CAMPOS, R.R. Breve Histórico do Pensamento geográfico brasileiro nos séculos XIX e XX 19 ed. São Paulo: Paco Editorial, _____Capitulo I – do espaço tupi ao fim do período colonial, p. 20-40.

20 – Mapas dos anos de 1500 eram vazios para passar a idéia de que nada existia até aquele momento. Essa nova construção espacial resultou na ignorância e europeização da população brasileira.

20/21 – O território brasileiro possuía inúmeras tribos com predominância do Tupi-Guarani e do Jê. Esses grupos viviam da produção agrícola em suas rosas comunais cultivando principalmente a mandioca. Se dedicavam a rituais religiosos, caça e coleta, mudando-se quando havia o esgotamento dos meios de sobrevivência.

22 – Com a chegada do europeu, a organização tribal foi destruída pois para os missionários essa era a melhor maneira de converte-los.

25 – A ultrapassagem do Bojador era não só uma barreira física, mas também psicológica. Os marinheiros não sabiam o que iriam encontrar, eles acreditavam que o mar, naquelas latitudes estaria fervendo e monstros marinhos aguardariam os navios e os homens para devorá-los.

26 – As descobertas de produtos comercializáveis como marfim, pimenta, ouro e escravos fez com que o controle do atlântico se tornasse indispensável para Portugal, e a ida de Cristovão Colombo as Américas foi o plano seqüencial a essas descobertas.

28 – Com o descobrimento das Américas, os Portugueses as visões fantasiosas vão se acabando e os

Relacionados