Fichamento cap. 2 e 3 a pessoa como centro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Pessoa como centro – Carl R. Rogers; Rachel L. Rosenberg
Capitulo II

Terapia para agora
“Se pergunta se realmente esta provendo a assistência mais eficaz possível a seus clientes. Além de precisar optar por uma linha de atuação que lhe pareça útil, deve levar em conta inovações e acréscimos que continuamente são divulgados como contribuições valiosas.” (pag. 50)

Mudanças no campo“Antes se pretendia trazer à "normalidade" vê-se hoje como "normal" qualquer ser humano...” (pag. 50)
“Uma consideração sobre a terapia em geral não poderá ser desligada de duas realidades fundamentais.
1. Recursos terapêuticos disponíveis do conhecimento atual; e
2. as necessidades e os valore que caracterizam a vida e a forma de ser dos indivíduos que se pretende ajudar. Alguns pontos consideradosrelevantes a estes dois lados da questão são mencionados a seguir.” (pag. 51)

As tendências recentes
O não-verbal (pag. 51)
“Variações no tempo, com um número predeterminado ou máximo de horas” (pag.52)

Grupos
“Historicamente os objetivos psicoterápicos passaram sucessivamente de cura à correção para o crescimento. “
“Esta chamada "3.° forca" em psicologia assume uma feição anteseducativa” (pag.52)

A amplitude (pag. 53)
“...propõem-se à análise séria de sistemas como o zen-budismo, a ioga e o sufismo.” (pag.53)

Percepção no aqui-agora
“... indivíduo torna-se plenamente cônscio das múltiplas vivencias e sensações de seu organismo, pois esta forma de contato pleno consigo mesmo constitui núcleo da congruência e o elemento indispensável para a utilização total dodiscernimento” (pag. 54)
Agentes terapêuticos
“...tem correspondência muito menor com a capacidade acadêmica do terapeuta do que com certas atitudes suas no relacionamento interpessoal estabelecido (Bergin, 1966; Rogers e Wood, 1974)” (pag. 55)

O cliente hoje
Dois momentos
“... os que precisam de ajuda para superar dificuldades ou carências que os tolhem em seu ajustamento; e aqueles cujo nívelde realização é satisfatório segundo os padrões comuns, mas que buscam desenvolver-se acima do grau de suficiência...” (pag. 55)

Mudanças sociais (pag. 55)
Valores e significados
“ Quanto mais falho se mostra o código vigente para prover uma estrutura em que o indivíduo possa acreditar, tanto mais coloca no próprio indivíduo o peso de optar por seus valores ...”
“... quando mais o homemdeposita em si mesmo o locus de suas opções, mais apto e corajoso se torna para "desmascarar" propostas sociais falsas ou desumanizadoras” (pag. 57)
“Esta liberdade, porém é muito enganosa e vê-se restrita por todo um conjunto de pressões que tendem a impedir a sua utilização.” (pag. 57)
“...as novas realidades impelem o homem a se voltar para si mesmo em busca de respostas que contentem a ele.”(pag. 57)

Terapia para agora
“Examinamos a nossa questão inicial, buscando identificar os recursos terapêuticos de que dispomos e as necessidades das pessoas que devem desfrutar de tais recursos.”
“Assim, uma tendência notável é a que reduz a importância do psicodiagnóstico no atendimento terapêutico. As pessoas não são mais divididas entre aquelas que requerem psicoterapia e as que não sebeneficiariam com ela; a terapia, em diversas de suas formas, se propõe a beneficiar qualquer indivíduo que enfrente uma situação...” (pag.60)
“De fato, cresce a procura pelas terapias que pretendem oferecer autoconhecimento, maios congruência, vivencias enriquecedoras, formas experimentais de relacionamento, ampliação na percepção, etc...”(pag. 60)
O processo pode envolver mudanças de rumo, momentosde instabilidade, o sacrifício de certos ganhos anteriores, o confronto com erros cometidos. A presença ativa e real do terapeuta adequado assegura a forma necessária para continuar nesse caminho acidentado, cheio de imprevisto para o auto encontro. (pag. 61)
“Ou seja, o indivíduo auto e heterointegrado não se estabiliza num dado ponto de vivência, pois parte inerente desta integração é...
tracking img