Fichamento blikstain

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BLIKSTEIN, Isidoro. Técnicas da Comunicação Escrita. São Paulo: Editora Ática, 2003.

O livro tem início com uma história que mostra os prejuízos por falhas na comunicação escrita entre umgerente e sua secretária por conta de um simples bilhete que contém erros que interferem e prejudicam gravemente a transmissão de idéias entre o remetente e o destinatário da mensagem.
Escrever bem nãoconsiste somente em não cometer erros gramaticais ou evitar a falta de clareza e deselegância, existem outros problemas que podem comprometer a qualidade de uma redação.
Para evitar acidentes quepossam prejudicar a redação é preciso conhecer os principais segredos da comunicação escrita que são: obter resposta correta, transmitir com exatidão o nosso pensamento para a cabeça dos outros, ouseja, tornar comum nossos pensamentos e usar elementos persuasivos que suavizem a transmissão dos nossos pensamentos estimulando a resposta correta.
A estrutura da comunicação é formada porremetente, destinatário e mensagem. O remetente é quem envia a mensagem ao destinatário estimulando-o a produzir uma resposta, o destinatário ao ser estimulado pela mensagem deverá produzir a respostaesperada pelo remetente, a mensagem é feita de signos, ou seja, é o conjunto de unidades menores que resultam de uma associação entre um estímulo físico e uma idéia, cada uma dessas unidades é denominadasigno (sons, letras, imagens, gestos etc.).
O processo de transformação de uma idéia em mensagem, e portanto em signos, é na verdade um processo de codificação, quando o destinatário recebe osigno e extrai seu significado está realizando a descodificação. As condições necessárias para a descodificação consistem em conhecer o código, usar código fechado (aquele que tenha um únicosignificado), conhecer o repertório do destinatário e usar o veículo adequado para a transmissão de idéias.
Deve-se prender a atenção do leitor por meio de ganchos como esfriar a mensagem, trazendo...
tracking img