Fichamento bistra apostolova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto:
APOSTOLOVA, Bistra Stefanova. Perfil e habilidades do jurista: razão e sensibilidade. Notícia do Direito Brasileiro, Brasília, n. 5, p. 117-132, 1998.

Em sua obra“Perfil e habilidades do jurista: razão e sensibilidade”. A atenção da professora Bistra Stefanova Apostolova volta-se aos juízes e sua opção de seguir esse caminho profissionalque exige, além de coragem, um grande discernimento para se posicionar diante de conflitos, julgar e assumir as consequências de seu julgamento. Utiliza a novela “A morte de IvanIlich” (TOLSTOI, Leon Nicolaevich. 1997.) para ilustrar as dificuldades e por vezes a angústia enfrentadas no decorrer da carreira de um juiz.
Aborda também a crise nojudiciário que emerge, segundo a autora, da insuficiência do imaginário dos juízes em relação aos tempos contemporâneos. Ressalta a importância da reforma do ensino jurídico uma vez quehá um descompasso entre muitos dos magistrados brasileiros e as demandas dos novos tempos. O posicionamento de boa parte deles é a favor dos interesses de minorias que detém opoder econômico, o que contribui para a exclusão daqueles que não o detém e fixa como senso comum entre o povo a ideia de que a justiça não é para todos.
Um dos requisitos dotrabalho do juiz, como observado dos pensamentos de Nietzche, é a criação de condições de igualdade para a disputa entre as partes, independentemente de condições econômicas esociais. Desta forma, a habilidade de ver o outro como diferente, saber colocar-se no lugar dele e a compreensão das diferenças são saberes essenciais na formação jurídica. Umbacharel em direito não deve concluir seus estudos tendo se tornado uma mera máquina aplicadora de leis, mas sim um ser consciente e integrado à realidade em torno de si.
tracking img