Fichamento AVALAIA O CIPRIANO Pra Vender

331 palavras 2 páginas
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
HISTÓRIA

EMANUEL MENDONÇA DA SILVA

FICHAMENTO:
AVALAIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Fichamento apresentado no curso de História da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Metodologia do Trabalho Científico no 1º período, sob a orientação da Professor Ramon Ferreira.

Paripiranga
Março de 2015
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 19ª Ed. São Paulo: Cortez, 2008.

CREDENCIAIS:
Credenciais do autor – Breve biografia
RESUMO:
Resumo geral – Sem opinião crítica, parágrafo único.

CITAÇÕES E PARECER POR CAPÍTULO:
Capítulo I
“[...]estamos mergulhados nos processos econômicos, sociais e políticos da sociedade burguesa, no seio da qual a pedagogia tradicional emergiu e se cristalizou, traduzindo o seu espírito”. (p.23)
“As provas e exames são realizados conforme o interesse do professor ou do sistema de ensino. Nem sempre se leva em consideração o que foi ensinado”. (p.23)
“Hoje não estamos mais usando o castigo físico explícito, porém, estamos utilizando um castigo muito mais sutil – o psicológico”. (p.24)
Percebe-se nesse primeiro capítulo a preocupação do autor em expor a realidade da prática da avaliação da aprendizagem nos seus mais variados quesitos, origem, reflexos e a finalidade de cada um deles, que é apenas a promoção do aluno de uma série de escolaridade para outra.

Parecer sobre o capítulo

Capitulo II
“[...]o primeiro passo que nos parece fundamental para redirecionar os caminhos da prática da avaliação é assumir um posicionamento pedagógico claro e explícito”. (p.42)
“[...]um segundo ponto fundamental a ser levado em consideração como proposta de ação é a conversão de cada um de nós, professor, educador, para novos rumos da prática educacional”. (p.42)
“O professor terá obrigatoriamente de ser diferente, mais maduro e mais experiente”. (p.44)

Esse capítulo trata do autoritarismo por parte dos professores como quesito para

Relacionados