FICHAMENTO AS LEIS SOCIAIS TARDE Intro e cap.1

944 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
CURSO: ANTROPOLOGIA
DISCIPLINA: Antropologia Infinitesimal
PROFESSOR: Dr. Eduardo Viana Vargas
ALUNO: Arthur Henrique Nogueira Almeida
1° Semestre 2014

FICHAMENTO – As leis sociais – Introdução e capítulo 1: Repetição dos fenômenos.
INTRODUÇÃO
Gabriel Tarde, na sua Introdução do livro “As Leis Sociais”, discorre um pouco sobre a base metodológica do conhecimento científico, que deve se valer não de acontecimentos particulares e isolados, mas deve buscar analisar os acontecimentos a partir de certo grau de generalidade. Para se chegar a um recorte mais geral da realidade observada, o cientista deve procurar nos fenômenos estudados características recorrentes, que se repetem entre os diferentes objetos. A repetição dos fenômenos é, pois, a primeira lei de que se vale a ciência para se chegar a princípios e regras gerais. Segundo o próprio autor: “A ciência é uma ordenação de fenômenos encarados pelo viés de suas repetições.” (p. 19).
Além da repetição dos fenômenos, a ciência também se vale da observação das oposições entre os tipos diversos de padrões, para estabelecer fronteiras e diferenciações substanciais. Por último, o aspecto da adaptação dos fenômenos também deve ser levado pelo conhecimento científico. O autor compreende como adaptação a propriedade interna dos fenômenos de se harmonizarem a partir de relações de coprodução e equilíbrio.
Desse modo, toda forma de conhecimento científico se utiliza desses 3 aspectos para entender a realidade. Segundo o autor, a ciência busca não a causalidade dos fenômenos, mas sim as leis de repetição, oposição e adaptação destes.
Primeiro capítulo: Repetição dos fenômenos
Todo conhecimento científico deve se valer da observação da repetição dos fenômenos, para melhor caracterizar um princípio geral, recorrente entre os fenômenos com propriedades similares. O trabalho da ciência, segundo o autor, seria o de buscar sempre similitudes mais profundas entre os fenômenos, passando pelas

Relacionados

  • filosofia
    183755 palavras | 736 páginas
  • Livro Filosofando
    183755 palavras | 736 páginas
  • a Filosofia
    183755 palavras | 736 páginas