Fichamento Artigo Ciêntífico PERFIL DOS PACIENTES COM CÂNCER DE TIREÓIDE SUBMETIDOS À RADIOIODOTERAPIA

417 palavras 2 páginas
CORDEIRO, Elke Annegret Kretzschmar; MARTINI, Jussara Gue. Perfil dos pacientes com câncer de tireóide submetidos à radioiodoterapia. Texto contexto, vol.22, n.4, p. 1007-1014,2013.
O artigo apresentado é original.
O artigo tem por objetivo descrever o perfil de 650 pacientes com câncer de tireoide etireoidectomizados, submetidos à terapia por radioisótopos num Serviço Público da grande Florianópolis, que passaram pela consulta de enfermagem no período de 2004 a 2009.

MÉTODOS: “ Trata-se de um estudo descritivo tendo como população estudada os pacientes que internaram no Instituto de Cardiologia, passaram pela consulta de enfermagem e foram submetidos à dose terapêutica (uma ou mais doses) de Radioiodo no período de outubro de 2004 a dezembro de 2009. Coleta de dados secundários através da analise dos prontuários identificando: gênero, idade, profissão, situação conjugal, procedência, valor da dose recebida (mCi) e detecção propriamente dita. ”(P.1010)

RESULTADOS: “ Foram analisados 650 prontuários que atenderam os critérios de inclusão: pacientes submetidos a tireoidectomia total, devido a um de câncer de tireóide, que passaram pela consulta de enfermagem, e receberam a dose de radioiodo, estando os dados digitalizados de maneira legível e dentro do período de outubro de 2004 a dezembro de 2009. Observa-se a predominância do sexo feminino, o que confirma resultados de estudos realizados em outros centros de referência no mundo,4 que apontam que o câncer de tireoide é mais frequente em pessoas do sexo feminino’’(P.1010).

CONCLUSÃO: A análise do perfil dos pacientes submetidos à radioiodoterapia no serviço de Medicina Nuclear do Instituto de Cardiologia possibilitou a compreensão do ambiente geográfico de procedência, do perfil social, das características pessoais, profissionais e de escolaridade dos mesmos. O conhecimento de tais características pode instrumentalizar a equipe de saúde e, especialmente, o enfermeiro no planejamento das ações de

Relacionados