Fichamento Apologia Da Hist Ria Cap

1247 palavras 5 páginas
Capítulo I
A história, os homens e o tempo
1. A escolha do historiador
A palavra história é uma palavra antiqüíssima: tão antiga que às vezes nos cansamos dela (...) vamos preservar-lhe aqui, ao contrário, sua significação mais ampla. O que não proíbe, antecipadamente, nenhuma orientação de pesquisa, deva ela voltar-se de preferência para o indivíduo ou para a sociedade, para a descrição das crises momentâneas ou a busca dos elementos mais duradouros; o que também não encerra em si mesmo nenhum credo; não diz respeito, segundo sua etimologia primordial, senão à "pesquisa". Seguramente, desde que surgiu, já há mais de dois milênios, nos lábios dos homens, ela mudou muito de conteúdo... (p. 51)
2. A História e os homens
Diz-se algumas vezes: "A história é a ciência do passado. ” É no meu modo de ver falar errado... (p. 52)
Tratar-se-ia, em primeiro lugar, de escrutar as origens da transformação? Eis o nosso geólogo já obrigado a se colocar questões que não são mais, estritamente, de sua alçada. Pois, sem dúvida, esse assoreamento foi, pelo menos, favorecido por construções de diques, desvios de canais, secas: diversos atos do homem, resultado de necessidades coletivas e que apenas uma certa estrutura social torna possíveis. (p. 53)
Ora, a obra de uma sociedade que remodela, segundo suas necessidades, o solo em que vive é, todos intuem isso, um fato eminentemente "histórico". Assim como as vicissitudes de um poderoso núcleo de trocas... (p.53 )
... a aliança de duas disciplinas revela-se indispensável a qualquer tentativa de explicação; de outro, um ponto de passagem onde, depois de constatar um fenômeno e pôr seus efeitos na balança, este é, de certa maneira, definitivamente cedido por uma disciplina à outra... (p. 54)
...nos ensinaram a reconhecer: o objeto da história é, por natureza, o homem4 . Digamos melhor: os homens. Mais que o singular, favorável à abstração, o plural, que é o modo gramatical da relatividade, convém a uma ciência da diversidade... (p. 54 )

Relacionados

  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas