Fichamento - antropologia para quem não vai ser antropólogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Faculdade de Educação – FE
Departamento de Teoria e Fundamentos – TEF
Disciplina: Antropologia e Educação – 1ª Semestre/2012
Aluna: Camila Pinheiro Silva Matricula: 12/0075199
Turma: C
Titulo da Publicação: Antropologia para quem não vai ser antropólogo
Autor: Rafael José dos Santos
Local de edição: Porto Alegre
Editora: Tomo Editorial
Anode Publicação: 2010
Assunto: Antropologia para quem não vai ser antropólogo
Área Científica: Antropologia
Nº de páginas: 73
Palavras-chave: antropologia, cultura, sociedade, etnografia, pesquisador
Notas sobre o autor: Rafael José dos Santos é doutor em Ciências Sociais, mestre em Antropologia Social e bacharel em Ciências Sociais na modalidade Antropologia, tudo isso pelaUNICAMP. É formado também, na mesma universidade, em Letras e Turismo. É coordenador do grupo de pesquisa “Comunicação, Turismo e Hospitalidade” da INTERCOM.























O assunto principal do livro é a Antropologia, não propriamente dita, mas é um grande auxilio para as pessoas que desejam ter uma visão geral sobre o assunto. No desenvolver da leitura,compreendemos como surgiu o pensamento antropológico e aprendemos pontos importantes da Antropologia, a qual é voltada para praticamente todas as áreas que fazem parte da vida social contemporânea.
No inicio do livro, o autor conta a historia do vizinho que quer um martelo emprestado, mas que no final acaba se estressando e perdendo toda sua manhã, ainda sem saber se pegaria emprestado o martelo ounão. Contando essa historia chegou em um ponto muito importante que é quando nós, estudantes, nos deparamos pela primeira vez com um texto cientifico. Nós ficamos assustados e sem saber exatamente o que fazer, ou seja, ficamos perdidos com todas aquelas palavras e expressões novas.
O livro é muito interessante, pois o autor entra em um dialogo simples e direto com o leitor, o que ajuda muito acompreender o conteúdo de seu livro.
A Antropologia é uma disciplina geral, considerada muitas vezes também como formação humanística. Como é vista em várias temáticas da vida social, a antropologia contribui em muitos aspectos em áreas específicas de atuação, pois alcança as sociedades urbanas e industrializadas. É possível encontrar pesquisas antropológicas nas áreas de saúde, comunicação,educação, turismo, direito, entre muitas outras.
O autor diz também que a Antropologia vai muito além do que uma disciplina estudada na universidade porque a considera uma ciência, o que faz dos antropólogos cientistas, também chamados de cientistas sociais.
A Antropologia é muito confundida com a Sociologia e muitos cientistas sociais franceses, até hoje, não fazem uma distinção entre asduas. Ambas surgiram em meados do século XIX na Europa, pois foi em um momento histórico que teve uma série de mudanças sociais, políticas e econômicas. Foi a Revolução Industrial responsável por todas essas mudanças na sociedade, que deu origem ao capitalismo.
Para compreender a antropologia, é preciso deixar de lado o que o autor chama de falsas imagens, que são os estereótipos dados a umantropólogo como pesquisador. Muitas pessoas imaginam um antropólogo como uma pessoa que vive em safáris, florestas africanas, escavando túmulos em busca de arcas perdidas, como se fosse um “Indiana Jones” da vida. A profissão de um antropólogo vai muito adiante disso.
Como dito anteriormente, a antropologia tem múltiplos objetos de estudo. É por esse motivo que fica complicado definir qual éexatamente o objeto de estudo da Antropologia, porque temos que englobar tudo o que fazemos em sociedade. Mas, como o autor diz, devemos pensar na Antropologia como um conjunto de teorias, que podem não concordar umas com as outras, e técnicas de pesquisas que buscam compreender os seres humanos em sociedade.
Muitas dessas teorias são baseadas em pesquisas de campo, onde os antropólogos convivem...
tracking img