Fichamento antropologia- cultura e alienação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto 1: Cultura e Alienação

Toda sociedade possui uma cultura, desde a mais primaria ate a mais refinada. A formação de uma cultura se da de forma gradativa, com o tempo, através de experiências vividas, aprendizados adquiridos com o dia a dia, a forma de organização e de relacionamento do grupo social, bem como pela capacidade de adaptação de cada pessoa.
Esses costumes e elementos sãopassados de geração a geração, fazendo com que se perpetue ao longo do tempo para que haja o sustendo cultural de uma sociedade.

“Cultura é a herança social de uma comunidade humana, representada pelo acervo co-participado de modos padronizados de adaptação à natureza para provimento da subsistência, de normas e instituições reguladoras das relações sociais e de corpos de saber, de valores e decrenças com que seus membros explicam sua experiência, exprimem sua criatividade artística e a motivam para a ação”. (página 127, paragrafo 1º).

Nessa realidade, cada comunidade começa a agir conforme a tradição. Aquela forma de organização e relacionamento se torna natural a todos, tornando mais fácil cotidiano. O homem incorpora aquele modo de agir e passa a viver de forma natural com acultura ali desenvolvida.

Sendo assim é difícil imaginar uma sociedade sem cultura, pode ser ela primitiva ou atual. Na sociedade primitiva a apreensão dos elementos fundamentais é mais simples, já na sociedade moderna a variação cultural e maior, visto que há diferentes classes sociais, diversificado e complexas áreas ecológico-culturais.

“Nesse sentido, qualquer sociedade possui uma cultura,desde as de nível tribal até as sociedades nacionais modernas. No primeiro caso, sua cultura será constituída por um acervo singelo (...). No caso de sociedades nacionais modernas, será um vasto patrimônio complexo e diversificado, conforme os grupos de convívio em que se divide a sociedade (...)”. (página 127, paragrafo 3º).

A reunião dessas tradições, costumes e experiências forma a culturade cada sociedade, trazendo à realidade de cada comunidade um modo integrado de viver e conviver. Em dados momentos a expressão de uma cultura pode ser reduzida e quase inexistir. Quando ocorre um catástrofe, o choque do momento vivido traumatiza a forma cultural arriscando sua existência.

“Em certas condições catastróficas – como as derrotas em guerras, as hecatombes ou as conquistas – asformas de expressão da cultura podem ser reduzidas a kimites mínimos”.

A cultura, como conjunto de integrado de tradições, sofre influências externas e internas que podem em algum momento contribuir e agregar valores, como também prejudicar seu desenvolvimento e sua existência. Por conta disso, algumas formas culturais só podem ser estudas através de documentos, materiais que comprovam o que jápassou a cultura que já existiu e não existe mais. Por outro lado, a cultura que consegue se manter com o tempo, e se equilibra pode ser estudada de forma completa, como uma cultura viva.
A força com que aquela tradição de firmou deve ser mais forte que as catástrofes, e como a cultura é inerente ao homem, enquanto ele existir e tiver possibilidade, ela deverá ser transmitida.

A diversidadecultural entre grupos pode gerar relações de dependência, dominação ou apenas uma relação de troca de culturas, onde cada pessoa poderá aprender e reproduzir uma forma de cultura diferente e reproduzi-la de forma positiva.

O conceito de cultura é definido através de três componentes fundamentais: sistema adaptativo, como forma de condição material de existência das sociedades; sistema associativo,sendo normas que regulam o comportamento e convívio social; e o sistema ideológico, que são os valores, modo de compressão da coletividade.

“Na cultura assim definida se podem distinguir, conforme assinalamos, três ordens de componentes fundamentais (...)”. (página 129, paragrafo 7º).

O sistema ideológico é o mais interessante, corresponde a percepção da realidade de um grupo cultural,...
tracking img