Fichamento: analise do poema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA
DEPARTAMENTO DE LETRAS
III SEMESTRE

FICHAMENTO: Análise do Poema- Dante Gatto

Tangará da Serra (MT)
Junho de2011

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA
DEPARTAMENTO DE LETRAS
III SEMESTRE

TALITA BENÁ DE OLIVEIRA

FICHAMENTO: Análise do Poema- Dante GattoFichamento apresentado á disciplina
deTeoria Literária, como requisito parcial de
avaliação.

Tangará daSerra (MT)
Junho de 2011
GATTO, Dante, (s.n.t.), Análise do Poema

“Durante muito tempo Aristóteles foi mal interpretado e seu conceito de mimesis foi considerado um modelo prévio ao qual a obra dearte deveria ajustar-se. Atualmente, os teóricos da literatura fizeram uma leitura mais fiel ao pensamento aristotélico, mostrando que Aristóteles não interpretava o conceito de mimesis como cópiaservil da realidade, mas como reelaboração estética do referencial, fazendo uma distinção entre o real e sua imitação artística.”(p.2)

“A relação arte-realidade leva-nos a questionar o próprioconceito de realidade. Até que ponto a realidade e recriada por todos nós, homens comuns, sociólogos, filósofos, historiadores? Existirá uma realidade objetiva e única, pretenso modelo prévio da literatura,ou existirão tantas realidades quantos forem os observadores? Somos levados a crer que não existe uma realidade única e objetiva, mas o real é constantemente recriado por todos nós, à medida que ointerpretamos subjetivamente.”(p.2)

“Com o advento da ficção impressionista da segunda metade do século XIX e especialmente com o romance do século XX, a personagem vai se libertando da tirania de ummodelo prévio do real e adquirindo liberdade e autonomia estética, guardando entretanto liames com a realidade. O romance moderno continua a criar personagens com traços que imitam os seres vivos,...
tracking img