Fichamento amérca latina colonial

3804 palavras 16 páginas
Referencia bibliográfica: Betty J. Meggers, América Pré-Histórica,Ed.Paz e Terra.(pp. 15-52).

“ Como habitat humano, o Novo Mundo contrasta com o Velho Mundo em várias características importantes”. (p 15)

“As barreiras naturais são menos marcadas, tanto em extensão quanto em transponobilidade, do que as montanhas do Himalaia ou o deserto do Saara e as transições são menos abruptas. As Montanhas Rochosas da América do Norte convertem- se nas Sierras Madres do México e América Central, as quais, por sua vez, unem- se com os Andes da América Central do Sul, formado, desta maneira, uma “espinha dorsal” hemisférica que poderia ter auxiliado a canalizar os movimentos da fauna. A localização das montanhas mais alta, ao longo da margem ocidental, criou configurações similares de vegetação na América do Norte e do Sul. Ambos os continentes possuem sistemas montanhosos”. (p 15)

“ As costas fornecem habitat propicio para os moluscos e crustáceos, e latitudes temperadas quanto tropicais, permitindo que a população nesta fonte de subsistência, se espalhe longas distâncias sem modificar significativamente seu modo de vida. O desenvolvimento cultural pré-histórico foi influenciado pelas peouliaridades desta fixação ambiental”. (p 16)

“ O processo foi dinâmico, com flutuações climáticas e modificações de paisagem que exerceram vários efeitos adaptação cultural, durante os milênios que o homem vem habitando o Novo Mundo”. (p 16)

“ Uma tentativa para delinear uma síntese coerente do desenvolvimento cultural aborígene americano requer certa dose de temeridade. A pesquisa arqueológica está progredindo”. (p 16)

“ Quando a evidência é abundante, ela é quase sempre contraditória e a aceitação ou rejeição das alternativas, depende do esquema teórico empregado”. (p 16)

“Estas são dificuldades que a arqueologia reparte com outras paleocênicas, as quais devem interpretar seus dados de forma fragmentária através do filtro distorcido do acidente histórico. Das centenas de

Relacionados