Fichamento: Alfabetização e letramento na sala de aula de Francisca Izabel Pereira Maciel e Iara Silva Lúcio

3858 palavras 16 páginas
Os conceitos de alfabetização e letramento e os desafios da articulação entre teoria e prática
Francisca Izabel Pereira Maciel e
Iara Silva Lúcio

[...] a aprendizagem da leitura e da escrita se torna um instrumento que permitirá o individuo ter acesso à informação e criar novos conhecimentos. (p. 14)
Freire (1991 aput Maciel & Lúcio 2009, p. 15) afirma que não basta simplesmente dominar a escrita como um instrumento tecnológico. É preciso considerar as possíveis conseqüências políticas da inserção do aprendiz no mundo da escrita.
[...] Ao interpretar e produzir textos escritos em diferentes gêneros, o aprendiz é levado a de indagar sobre quem escreve e em que situação escreve; o que se escreve; a quem o texto se dirige e com que intenções; quais os efeitos que o texto procura produzir no leitor, etc. (p. 16)
[...] O ato de ensinar a ler e a escrever, mais do que possibilitar o simples domínio de uma tecnologia, cria condições para a inserção do sujeito em práticas sociais de consumo e produção de conhecimento e em diferentes instâncias sociais e políticas. (p. 16)
[...] é preciso que haja um equilíbrio entre ambos, e estabelecer esse equilíbrio tem sido um grande desafio, tanto para os acadêmicos quanto para os professores que atuam nas turmas de alfabetização. (p. 17-18)
[...] é importante aprender todas as letras do nosso alfabeto, sim, mas não de forma desprovida de identificar as letras do alfabeto, mas também de memorizá-las e compreender os seus usos e funções na nossa sociedade. [...] Para dar sentido à memorização da ordem alfabética, o professor deverá incentivar a aprendizagem do alfabeto juntamente com seus usos sociais. (p.19)
[...] A simples memorização das famílias silábicas não é suficiente para levar o aluno a conhecer diferentes valores sonoros representados pelos grafemas, bem como estruturas

silábicas

variadas.

Ressaltamos,

contudo,

que

esse

conhecimento/habilidade de reconhecer as diferentes

Relacionados