Fichamento Adolf Loos Ornamento ao Delito

314 palavras 2 páginas
Centro Universitário Senac LOOS, Adolf. Ornament und Verbrechen, 1908, Tradução Anja Pratschke, Ornamento e
Delito, 2001­2002, Viena,s.n.

Biografia: Adolf Loos nasceu em Brünn, nasceu em 10 de dezembro de 1870, filho de um pedreiro. Após a morte o seu pai, frequentou diversas escolar entre a Áustria e a Alemanha. Em 1880, entrou no
Departamento Técnico de Construção da Escola Politécnica de Reichenberg onde se formou no curso técnico de Arte e Ofícios em 1888.
Cursou Arquitetura na universidade técnica de Dresden e após a conclusão do mesmo, residiu nos Estados Unidos onde trabalhou na área da construção civil. Durante a sua estadia lá, conheceu o trabalho de Louis Sullivan mesmo que na fase embrionária, e por causa de um artigo do mesmo, o repúdio de Loos pela ornamentação começou a existir e ser alimentada.
A partir desse repúdio à ornamentação, ele começou a desenvolver a sua tese que mais tarde viraria assunto dos seus livros como Ornamentament Und Verbrechen.

Ele não se encaixava nas ideologias estabelecidas pelas escolas onde lecionava, então, em
1906, eles fundou a própria institução de ensino chamada Escola Livre de Arquitetura, onde ensinava baseado em seus princípios.
Palavras­chave:
Ornamentação, modernismo, evolução, regresso, estético. Assuntos­chave:
Discussão sobre o uso do ornamento e estilos passados, regresso estético. Referência de origem:
Goethe, Sião, Beethoven,Otto Eckmann, Olbrich, papua. Citações:
“Cada época tinha seu estilo e somente à nossa deve ser negado um estilo? Com estilo se queria dizer ornamento. Cá, falava eu:
Não chorem. Olhem, é isso que faz a grandeza do nosso século, pois ela não é capaz de produzir um novo ornamento.”
“O imenso dano e as destruições que a resurreição do ornamento ocasiona no desenvolvimento estético, poderiam ser facilmente suportados, porque ninguém, nem nenhum poder supremo pode deter a evolução da

Relacionados