fichamento Acrise dos paradgmas da sociologia

958 palavras 4 páginas
Discente: Katherine Lopes Ferreira
Curso de Licenciatura em Ciências Sociais
Teoria Sociológica I
Prof. Danilo José Dalio
Assunto: A Crise de Paradigmas na Sociologia (pp. 195 – 213)
Referência Bibliográfica: IANNI, Octavio. Universidade Estadual de Campinas. Revista Critica de Ciências Sociais, n° 32, junho de 1991.
O texto vem fazer uma reflexão sobre a crise atual dos paradigmas na sociologia, expondo os problemas, fazendo um comparativo entre os modelos clássicos e contemporâneos, e, teoria e paradigma.
A crise atual dos paradigmas é considerada pelo autor como um processo de transição dos modelos clássicos para uma sociologia voltada à um novo objeto, o indivíduo. Toda essa transformação se dá através de “algumas das singularidades desta ciência social: uma ciência que pensa criticamente; um objeto de contínua transformação que envolve o próprio sujeito; uma relação indissociável entre teoria e prática; um pensamento embebido nas condições de existência social; um sujeito do conhecimento ao mesmo tempo individual e coletivo. ” (pp. 195)
Argumentos de sustentação de hipótese:
Após o fim da segunda guerra mundial, a crise de teorias ou paradigmas passou a ser cada vez mais debatidas, já que considera-se, que os conceitos clássicos já não seriam suficientes, ou obsoletos, para fazer face as novas realidades, havia uma necessidade na reconstrução da sociologia. Deveria, portanto, haver uma mudança do foco, do objeto, que antes era os grandes conjuntos, os conceitos abrangentes, a visão macro da sociedade; agora, havia a necessidade de adotar como objeto o indivíduo, o ator social, a ação social, o movimento social. Haviam os pensadores que se colocavam radicalmente a favor desses novos paradigmas, no entanto haviam outros que preferiam a renovação ou a inserção de contribuições contemporâneas, e, ainda haviam os que reconheciam que novos paradigmas ou teorias, não implicaria na desqualificação dos modelos clássicos, contudo, aos poucos formulam-se novas teorias

Relacionados