FICHAMENTO 3 UM AINTRODUÇÃO A ANTROPOLOGIA SOCIAL

1164 palavras 5 páginas
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS - TEORIA ANTROPOLÓGICA I

1. ALUNO: Elias Jorge de Moura Filho.
2. PROFESSOR: Luís Cláudio
3. OBRA EM FICHAMENTO: MATTA, Roberto da, “Relativizando: Uma introdução à Antropologia Social, 3ª Edição – A antropologia no quadro das ciências, Pág 17 – 38.
FICHAMENTO:

1) Ciências Naturais e Ciências Sociais
- O ponto básico quando se busca situar a Antropologia Social (ou Cultural) no corpo das outras ciências, que elas em geral tocam em dois problemas fundamentais e de perto relacionados. Um deles diz respeito ao fato de que as chamadas “ciências naturais” estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis. Tais fenômenos seriam recorrentes e sincrônicos, estariam ocorrendo agora mesmo. O problema da ciência em geral não é o de desenvolver teorias, mas o de testá-las. (pág. 17)
- Um outro elemento fundamental das ciências naturais é o fato de que a prova ou o teste de uma dada teoria possa ser feita por dois observadores diferentes, situados em locais diversos e até mesmo com perspectivas opostas. (pág. 18)
- As chamadas ciências sociais estudam fenômenos complexos, situados em planos de causalidade e determinação complicados. A matéria-prima das ciências sociais, assim, são eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados tendo, por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator, as relações existentes num dado momento, e ainda, com a sua posição numa cadeia de eventos anteriores e posteriores. (pág 18, 19)
- Tudo indica que entre as Ciências Sociais e as Ciências Naturais temos uma relação invertida, a saber: se nas ciências naturais os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de condições de relativo controle em condições de laboratório, objetivamente, existem problemas formidáveis no que diz respeito à aplicação e até mesmo na divulgação destes estudos. (pág. 20)
- No caso do cientista

Relacionados