Fichamento 01 CODEPENDENCIA DE FAMILIARES DE DEPENDENTES QU MICOS

316 palavras 2 páginas
CODEPENDENCIA DE FAMILIARES DE DEPENDENTES QUÍMICOS.
MORAES, Leila Memória P.; BRAGA, Violante Augusta B.; ALVES E SOUZA, Ângela
Maria.; ORIÁ, Mônica O. B.: Expressão da codependência em familiares de dependentes químicos. - REME - Revista Mineira de Enfermagem - Disponível em:
<www.reme.org.br_artigo_detalhes_160.pdf>. Acesso em: 13 de maio, 2015.
GRUPO DE FAMILIARES EM ESTUDO FORMADO EM UNIDADE DE CAPS-AD.
A convivência com o uso abusivo de drogas de alguns de membros da família compromete os demais membros, proporcionando dificuldades a todos ao lidar com o problema. Portanto, ser um familiar codependente pode ser traduzido na vivencia de inúmeros sofrimentos, o que exige a necessidade de assistência profissional.

Este estudo permitiu uma reflexão sobre a prática de intervenção de saúde em relação aos familiares dos dependentes químicos, ressaltando e valorizando o papel da família como parte significativa da rede de suporte ao membro usuário de drogas, pois as intervenções ainda são muito focadas na drogadicção e no dependente químico, consequentemente.

Considerando que o comportamento de codependência existe na vida de familiares dos dependentes químicos e que a família é importante como rede de apoio, uma vez que o familiar também tem interferências em sua saúde mental, tivemos como objetivo a identificação do modo como a codependência é expressa no grupo de familiares dos dependentes. Houve então um estudo descritivo com abordagem qualitativa em familiares de dependentes químicos assistidos em uma unidade do CAPS-ad (álcool e drogas) - Centro de
Atenção Psicossocial - no período de junho/agosto de 2007 que aconteceu através de entrevistas individuais e dez sessões grupais com os familiares.

Os comportamentos codependentes dos familiares apresentaram-se por meio de sofrimento, dor emocional, adoecimento físico e psíquico, refletidos em respostas múltiplas, como medo, desconfiança, culpa, excesso de cuidado/controle para com o outro, descuido para consigo

Relacionados