Fichamendo do cap 2 o segredo de luisa

1410 palavras 6 páginas
DOLABELA, Fernando. A validação de uma idéia. In O Segredo de Luísa : uma idéia, uma paixão e plano de negócios- como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. São Paulo: De Cultura, 2006, p. 56 – 142.

CREDENCIAIS DO AUTOR

Fernando Dolabela

Criador dos maiores programas de ensino empreendedorismo do Brasil na educação básica e universitária; consultor e professor da Fundação Dom Cabral, ex-professor da UFMG, consultor da CNI-IEL Nacional, do CNPq e de dezenas de universidades. Autor de nove livros e dois softwares, com publicações nos maiores congressos nacionais e internacionais.

A VALIDAÇÃO DE UMA IDÉIA

Em A validação de uma idéia, capitulo 2 do livro O segredo de Luisa, o autor mostra as etapas de como construir e tornar uma simples idéia em algo que dará certo. Nessas etapas vemos diversas situações onde a busca incansável por informações são de utilidade imprescindível para o sucesso desta futura organização. O novo empreendedor precisa primeiramente conhecer o mercado que deseja atuar para perceber o diferencial do seu produto frente à concorrência e explorá-lo.
Não saber direito como agir no seu ramo de atividade é um dos erros mais comuns na hora de começar um negócio próprio. Este tipo de problema acontece quando o empresário busca se aventurar em uma área na qual não tem experiência. Com franquias e surgimento de novos nichos de negócios (como os ligados à internet), isto tem matado muitas empresas. A solução para isto é buscar conhecimento aprofundado sobre a área. Pesquisas de mercado ajudam nisso. (2011).

Este relato do Blog do Instituto de PHD, nos mostra que precisamos aprofundar ao máximo os nossos conhecimentos, evitando assim a falência prematura do empreendimento.
O capitulo esclarece para Luisa o comportamento do empreendedor. Pedro, o professor de empreendedorismo e agora orientador de Luisa a mostra que o empreendedor deve ser perseverante, deve definir suas metas e objetivos, como alcançá-los e as mais

Relacionados