Ficha tecnica "clara serena rubens"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHA TÉCNICA
Título da obra: Retrato de uma rapariga (Clara Serena Rubens) Autor: Peter Paul Rubens Data: 1615-1616 Dimensões: 37,3 X 26,9 cm Técnica expressiva: Óleo sobre tela afixada a painelFig.1 - Retrato de uma rapariga (Clara Serena Rubens)

Leitura descritiva ou denotativa da composição:
O Retrato de Clara Serena Rubens, pintado em 1615-1616, é um dos retratos de crianças maistocantes da história da arte europeia. Na obra podemos observar a filha de cinco anos de Ruben. A semelhança com a mãe dela é clara. A frontalidade desarmante com que a criança olha para o espectadornão é típico do retrato contemporâneo, mas exprime a íntima relação entre pai e filha. Rubens usa a cor com grande habilidade para captar o rosto dela. O colorido dos tons quentes carne tem um impactoparticular contra as roupas da criança. O vermelho forte das bochechas e os destaques no nariz e na testa transmitir uma sensação de vida intensa. A pintura é cortado em todos os quatro lados, e pareceincompleto em primeiro lugar, porque a roupa é pintado à pressa. Trabalho pormenorizado sobre estas peças, no entanto, não pode ter sido sua intenção, o retrato foi provavelmente destinado a usoparticular e não para venda. Rubens obviamente concentrado no aspecto fundamental da representação, o rosto de sua filha.

Identificação do estilo:
Esta obra é um exemplo do estilo barroco. Rubens foiinfluenciado pelo Renascimento italiano, desenvolve um estilo próprio, acrescentando maior luminosidade às cores e reduzindo o contraste claro/escuro.

PETER PAUL RUBENS
Artista flamengo (28/6/1577- 30/5/1640), principal pintor do barroco flamengo. Peter Paul Rubens nasce em Siegen, na Alemanha, filho de um advogado flamengo. É educado em Antuérpia, região de Flandres, para onde se muda com afamília e começa a estudar artes. Forma-se mestre de pintura em 1598 e viaja para a Itália em 1600, para trabalhar como pintor em Veneza. Trabalha para Vincenzo Gonzaga, duque de Mântua, como...
tracking img