Ficha técnica do composto benzeno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fispq-Benzeno

Sinônimos: benzol, nafta de carvão. Fórmula química: C6H6
N° CAS: 71-43-2

1) IDENTIFICAÇÃO DOS DANOS
AVISO: Perigo! Sempre que possível substitua o benzeno por um solvente menos tóxico como tolueno ou xileno. Extremamente inflamável. Causa irritação à pele e olhos. Se inalado pode causar dores de cabeça,tonturas, sonolência e náusea,podendo levar a inconsciência. Perigoso ou fatal se afetar os pulmões. Pode causar câncer.
Índices:
* Saúde: 2 – moderado
* Flamabilidade: 33 – severo
* Reatividade: 0 – nenhum
* Contato: 1- leve
Equipamento a ser usado em laboratório: luvas de PVC ou neoprene de cano longo e protetor facial transparente.
Código de Armazenamento: laranja (armazenamento geral) *Etiqueta deve contera precaução de se evitar contato com olhos, pele e roupas, respiração da poeira. Deve conter também instruções de se usar com ventilação adequada.
Efeitos potenciais à saúde:
Inalação: Pode causar câncer. Causa desordens sangüíneas como anemia. Sintomas incluem dor de cabeça tonturas, sonolência e náusea, podendo levar a inconsciência, convulsão e morte.
Ingestão: Perigoso ou fatal se olíquido atingir os pulmões.
Contato com a pele: Causa leve irritação à pele e dermatoses. Perigoso quando absorvido pela pele.
Contato com os olhos: Causa leve irritação.
Exposição crônica: A exposição repetida ou prolongada pode causar irritação na pele. Ou Alterações hematológicas: depressão da função formadora de sangue da medula óssea com uni, bi ou tricitopenias podendo evoluir para aplasiamedular ou leucemia fatais.
Alterações neurocomportamentais: sintomas gerais de depressão, nervosismo, irritabilidade.
Agravo das condições pré- existentes: Não foram encontrados dados a respeito
2) MEDIDAS DE PRIMEIROS- SOCORROS

Inalação: Remover o indivíduo ao ar livre. Se não estiver respirando, fazer respiração artificial. Se respirar com dificuldade, dê oxigênio. Procure ajuda médica.Ingestão: NÃO INDUZA O VÔMITO! Dê grandes Quantidades de água. Nunca dê algo pela boca para uma pessoa inconsciente. Procure um médico imediatamente.
Contato com a pele: Não friccionar e nem apalpar, Lave imediatamente em água corrente e sabão por, pelo menos, 15 minutos. Remova a roupa contaminada e os sapatos. Procure ajuda médica. Lave as roupas e os sapatos antes de reutilizá-los.
Contato com osolhos: Lave imediatamente com água corrente por, pelo menos, 15 minutos, abrindo e fechando as pálpebras. Procure ajuda médica.
Quais ações devem ser evitadas: Não Friccionar e nem apalpar a pele e não friccionar os olhos.
Proteção do prestador de socorro e/ou notas para médico: Os integrantes das equipes de prestarão o socorro médico deverão estar equipados com Equipamento de ProteçãoIndividual indicado.

3) MEDIDAS EM CASO DE INCÊNDIO

* Fogo:
* Extremamente inflamável.
* Explosão:
* O vapor pode explodir se inflamar em área fechada.
* Meio de extinção de fogo:
* Usar pó químico, dióxido de carbono, espuma ou vapor d’água, CO2, pó químico seco, neblina d´água e espuma

AVISO ESPECIAL EM CASO DE INCÊNDIO: No caso de fogo, usar equipamento protetor completo,contendo respirador individual operando com demanda de pressão ou outro sistema de pressão positiva. Utilizar a Água isoladamente pode ser ineficiente.
Perigos específicos no combate: Muito perigoso quando exposto à chama, centelha ou calor. Seus vapores mais densos que o ar, pode deslocar-se por grandes distâncias e provocar retrocesso de chama. Containers podem explodir quando aquecidos.Métodos especiais de combate: Combater à montante do foco de incêndio em relação à direção do vento. Resfriar equipamentos com água.
Proteção de bombeiros / brigadistas: Utilizar máscara autônoma e roupas de proteção completas.

4) MEDIDAS PARA VAZAMENTO ACIDENTAL

Ventilar e isolar a área de vazamento. Usar equipamento de proteção pessoal apropriado. Quando ocorrero vazamento, lavar com...
tracking img