Ficha resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARTINS, Carlos Benedito. O Que é Sociologia. Brasiliense, São Paulo, 1994.

A Sociologia surge em época de grande avanço industrial (final do séc. XVIII) onde se inicia o processo de formação docapitalismo e queda do sistema feudal. Ela constitui-se de uma investigação social para entendimento do capitalismo e das mudanças que provocou dentro da sociedade vigente. Há a formação de dois pólosa Burguesia e o Proletariado que visam interesses diferentes. Então passam a serem estudados a fundo por intelectuais para uma compreensão das mudanças ocorridas pela rápida industrialização.Durante o processo de implantação da indústria ouve uma mobilização desenfreada para as regiões que detinham as indústrias. Isso provocou grande crescimento populacional das cidades desencadeando péssimasestruturas de urbanização como falta de saneamento, moradia, recursos para suprir o excesso de população e fatores como doenças, mortes, condições exacerbantes de trabalho. Tudo constituiu um ponto departida para a criação de uma ciência capaz de entender as transformações em Volga.
Surgem diversas correntes de estudo como os iluministas que insistiam em uma explicação da realidade baseadanas ciências naturais combinando razão e observação, os positivistas que eram conservadores dessa nova ordem social, a corrente crítica desenvolvida por Marx e Engels que negava o capitalismo(criticavam o positivismo) e tantas outras mais que visavam o entendimento da nova sociedade.
Dentre os autores que mais contribuíram para a formação dessa ciência destacam-se Comte e Saint-Simon que sãoconsiderados o fundadores do positivismo, Durkheim que, ocupou-se em indicar o objeto e método de investigação visando o bom “funcionamento da sociedade“. Marx que vai identificar as principais formasde exploração e alienação do capitalismo. Weber que postulava uma ciência neutra sem interferências no homem e que a pesquisa levaria ao conhecimento.
A sociologia passou por varias mudanças ao...
tracking img