Ficha reflexiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHA REFLEXIVA

1. Referência: JACOB, Cristiane Bassi. Educação Corporativa nas Empresas Familiares: propósito coletivo como instrumento para... Revista de Direito Privado – Vol. 11, N° 42,Abr./Jun. 2010. São Paulo: Revista dos Tribunais - RT, 2010.



2. Observações: A relevância social da análise da educação corporativa nas empresas familiares é bastante atual, frente à insuficiênciaestatal de garantir a todos acesso à educação formal e à formação profissional.

Verifica-se, assim, que uma parcela significativa do sucesso das empresas fundamenta-se na gestão doconhecimento vislumbrado por práticas de educação corporativa, na construção dos alicerces do futuro e da cidadania plena, resgatando os valores ligados à dignidade do trabalhador.

Tendo comoconsequência importante, da primeira vertente da função social da empresa, o princípio da preservação da empresa como um foco de interesses próprios, mesmo em detrimento dos interesses dos grupos emsua esfera de influência (empresário, sócios, investidores, credores); e tendo em vista, ainda, a consideração da mesma como importante fonte de empregos, de tributos e de desenvolvimento econômico emgeral, através da promoção de circulação de riquezas.

Por fim, ratifica-se que as empresas familiares, como setor privado, estão buscando maior envolvimento social, intervindo naeducação dos envolvidos por meio da educação corporativa e da responsabilidade social.

3. Considerações finais: Conclui-se, portanto, que as empresas familiares além dos deveres legais impostos peloEstado, têm um dever moral com a coletividade, no respeito e na defesa dos princípios da dignidade da pessoa humana e da igualdade de condições, preservando-se a sociedade empresária e por meio da educaçãocorporativa aproveitar o capital estrutural e humano da instituição familiar, na busca pela cidadania plena dos stakeholders (em português, parte interessada ou interveniente).



4. Data de...
tracking img