Ficha de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DETERMINISMO MODERADO



Tese Principal (sob a forma de tópicos): O determinismo moderado defende que é possível conciliar o determinismo com a liberdade e aresponsabilidade, que as nossas ações podem ser causadas e livres. É uma teoria compatibilista pois aceita que o determinismo radical e o libertismo são verdadeiros, noentanto rejeita o indeterminismo, ou seja, rejeita a ideia que as ações são ao acaso. É uma teoria resposta ao problema do livre-arbítrio.



Compatibilidade: écompatibilista pois aceita que ambas as teorias (determinismo radical e libertismo) são verdadeiras.



O que são causas internas (incluir exemplos): desejos,carácter, personalidade, crenças.
Ex: Eu assalto algo pois é essa a minha vontade.



O que são causas externas (incluir exemplos): são as coerções e oscontrangimentos. É tudo aquilo que não depende de nós.
Ex: Ser obrigado/coagido/constrangido a fazer um assalto.



O que é uma ação livre? Uma ação livre tem causasinternas que podem ser os meus desejos, crenças e personalidade. Quando uma ação é consequência da minha vontade então ela é considerada livre.



O que é uma açãodeterminada (não livre)? Uma ação não livre tem causas externas. Não somos livres de agir, somos determinados e por isso não existe responsabilidade e consequentementeculpa.



Consequências da aceitação do determinismo moderado: Conforme as ações sejam livres ou não, nós podemos ser responsabilizadas por elas ou não. Se a açãofor livre e uma consequência de causas internas então existe responsabilidade, mas, se ação for determinada por causas externas então não existe responsabilidade
tracking img