Ficha de Leitura "A casa dos Dias Felizes" de Nancy Thayer

1071 palavras 5 páginas
Contrato de Leitura

Título : A Casa dos Dias Felizes
Autor: Nancy Thayer
Tradução : Eugénia Nunes
Editora: Noites Brancas
Ano/Local de edição: Lisboa 2009
Classificação: Romance

Escolhi ler este livro por sugestão da minha mãe. Embora não seja um livro do meu genero de eleição, ao ouvir a opinião de quem o tinha lido achei que seria uma boa escolha.

Este livro fala-nos de uma família abastada, das relações entre os familiares que dela fazem parte, dos seus encontros e desencontros ao longo de três gerações. Existe já uma quarta geração de crianças muito pequenas. Uma familia que funciona como um clã, com regras muito próprias, como por exemplo a Reunião Familiar que se realiza todos os anos. Nesta Reunião Familiar são discuitidos os assuntos de familia e a forma como são geridos os bens, negócios e até a gestão de alguns aspectos das relações familiares e sociais.
As personagens de maior destaque são mulheres, como se a história fosse contada através delas. A personagem central é a anciã, quase com 90 anos a avó (já bisavó), tratada por todos pelo nome de Nona e a acção desenrola-se numa ilha – Nantucket- na mansão onde residem permanentemente, Nona com a sua cuidadora/acompanhante e a sua neta Charlotte, e onde todos os anos a família se reune para passar as férias de Verão e realizar a Reuniâo Familiar.
Este momento do ano é vivido por cada um de diferentes formas, trazendo ao de cima as emoções presentes nas relações entre estes famliares, das mais simples às mais complexas: ternura, gratidão, paixão, ciumes, amor, inveja, rivalidade, desconfiança, medo, etc … O ano em que se desenrola a acção é ano em que Nona faz 90 anos e esta teme mais uma Reunião Familiar na fragilidade que a sua idade e estado de saúde acarretam .
Vamos entrando na história com a sensação de que se trata de um romance banal, leve/ligeiro, que não nos trará grandes emoções. Contudo ao longo da narrativa, com a chegada de cada familiar a Nantucket, o enrredo

Relacionados

  • lampada incandescente
    31527 palavras | 127 páginas
  • Tese Doutorado A Representa O Da Felicidade No Pensamento Ocidental
    70478 palavras | 282 páginas
  • a filosofia contemporanea
    48166 palavras | 193 páginas
  • TESE LARA BIASOLI MOLER
    97106 palavras | 389 páginas