Ficha de Leitura "A casa dos Dias Felizes" de Nancy Thayer

Páginas: 5 (1071 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
Contrato de Leitura

Título : A Casa dos Dias Felizes
Autor: Nancy Thayer
Tradução : Eugénia Nunes
Editora: Noites Brancas
Ano/Local de edição: Lisboa 2009
Classificação: Romance

Escolhi ler este livro por sugestão da minha mãe. Embora não seja um livro do meu genero de eleição, ao ouvir a opinião de quem o tinha lido achei que seria uma boa escolha.

Este livro fala-nos de umafamília abastada, das relações entre os familiares que dela fazem parte, dos seus encontros e desencontros ao longo de três gerações. Existe já uma quarta geração de crianças muito pequenas. Uma familia que funciona como um clã, com regras muito próprias, como por exemplo a Reunião Familiar que se realiza todos os anos. Nesta Reunião Familiar são discuitidos os assuntos de familia e a forma comosão geridos os bens, negócios e até a gestão de alguns aspectos das relações familiares e sociais.
As personagens de maior destaque são mulheres, como se a história fosse contada através delas. A personagem central é a anciã, quase com 90 anos a avó (já bisavó), tratada por todos pelo nome de Nona e a acção desenrola-se numa ilha – Nantucket- na mansão onde residem permanentemente, Nona com a suacuidadora/acompanhante e a sua neta Charlotte, e onde todos os anos a família se reune para passar as férias de Verão e realizar a Reuniâo Familiar.
Este momento do ano é vivido por cada um de diferentes formas, trazendo ao de cima as emoções presentes nas relações entre estes famliares, das mais simples às mais complexas: ternura, gratidão, paixão, ciumes, amor, inveja, rivalidade,desconfiança, medo, etc … O ano em que se desenrola a acção é ano em que Nona faz 90 anos e esta teme mais uma Reunião Familiar na fragilidade que a sua idade e estado de saúde acarretam .
Vamos entrando na história com a sensação de que se trata de um romance banal, leve/ligeiro, que não nos trará grandes emoções. Contudo ao longo da narrativa, com a chegada de cada familiar a Nantucket, o enrredoadensa-se, e vai-nos prendendo cada vez mais. O que me motivou bastante a leitura e me envolveu completamente na história. A tensão é crescente entre os irmãos, filhos de Nona ( Worth e Grace), entre os netos e netas, alguns já com filhos pequenos. Surgem discussões e comparações, relativos ao modo de vida, escolhas profisssionais, educaçao dos filhos, orientação sexual, entre outros.
A presença maissobressaltante é a de Teddy, neto de Nona, alcoólico, o “patinho feio” da familia, mas por quem Nona nutre uma grande ternura e afecto. Teddy aparece vindo de uma Comunidade Terapeutica/Centro de Recuperação, onde fez a última desintoxicação, em que ninguém acredita. Chega acompanhado por uma jovem que conheceu nessa Comunidade e que se encontra grávida em final de tempo e parece alheada do que sepassa à sua volta, refuginado-se no silencio e recolhendo-se no quarto. É acolhida por Nona e Chalotte, bem como pela mãe de Teddy, mas os restantes familiares ostracisam-na e acusam-na a ela e a Teddy de os enganar, não acreditando que estão casados e pondo em causa se o filho que traz no ventre será mesmo de Teddy ou não. Com base nesta desconfianças, não permitem a sua presença da ReuniãoFamiliar, o que deixa Teddy desesperarado e o leva a beber novamente no aniverssário de Nona, que se realiza no Clube Naval logo a seguir à Reunião, bem como a ter um pequeno acidente de carro .
Worth fica desesperado, zangado pretende expulsar o filho e a sua companheira, ao que Helen, sua mulher se opõe.
Chega a hora de Nona intervir e por fim desvendar um segredo que guarda e que prometeu aofalecido marido revelar quando fosse oportuno. Nona chama o filho Worth e Helen e revela-lhes que Worth não é seu filho, mas sim filho do seu marido e de uma amante que este manteve durante a Guerra. Nona e o marido casaram e logo de seguida este partiu enquanto militar, deixando a jovem esposa a viver com os pais. Contudo, ela resolve ir ao seu encontro e é quando se depara com o marido com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Casa Grande e Senzala Ficha de Leitura
  • Ficha de leitura-darei vida aos teus dias
  • Ficha De Leitura Casa Grande E Senzala Gilberto Freyre
  • ficha de leitura
  • FICHA DE LEITURA
  • ficha de leitura
  • Ficha de Leitura
  • Ficha de Leitura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!