Ficha de leitura vidas secas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha de Leitura

1) Titulo da obra: Vidas secas

Autor: Graciliano Ramos

Editora: Editora Record

2) Principais dados sobre o Autor:

Graciliano Ramos nasceu no dia 27 de outubro de 1892, na cidade de Quebrangulo, localizada no sertão de Alagoas, primeiro filho de Sebastião Ramos de Oliveira e Maria Amélia Ferro Ramos. Viveu sua infância nas cidades de Viçosa, Palmeira dos Índios(AL) e Buíque (PE). Ele viveu sob o regime das secas. Em Viçosa Graciliano cria um jornalzinho chamado "Dilúculo", dedicado às crianças. Mais tarde, redige o jornal "Echo Viçosense", que tinha entre seus redatores seu mentor intelectual, Mário Venâncio. Graciliano publica na revista carioca "O Malho" sonetos sob o pseudônimo de Feliciano de Olivença. Em 1909, passa a colaborar com o "Jornal deAlagoas", de Maceió, publicando o soneto "Céptico" sob o pseudônimo de Almeida Cunha. Em 1910, responde a inquérito literário movido pelo Jornal de Alagoas, de Maceió. Em outubro, muda-se para Palmeira dos Índios, onde passa a residir. Passa a colaborar com o "Correio de Maceió", em 1911, sob o pseudônimo de Soares Lobato. Em 1914, embarca para o Rio de Janeiro. Começa o trabalho como revisor de provastipográficas nos jornais cariocas "Correio da Manhã", "A Tarde" e "O Século". Colaborando com o "Jornal de Alagoas" e com o fluminense "Paraíba do Sul", sob as iniciais R.O. (Ramos de Oliveira). Volta a Palmeira dos Índios, em meados de 1915, onde trabalha como jornalista e comerciante. Casa-se com Maria Augusta Ramos, a qual falece em 1920, deixando quatro filhos menores.
Em 1927, é eleitoprefeito da cidade de Palmeira dos Índios. Dois anos depois, renuncia ao cargo e se muda para a cidade de Maceió, onde é nomeado diretor da Imprensa Oficial. Casa-se com Heloisa Medeiros. Demite-se do cargo de diretor da Imprensa Oficial e volta a Palmeira dos Índios, onde funda uma escola no interior da sacristia da igreja Matriz e inicia os primeiros capítulos do romance São Bernardo. O ano de 1933marca o lançamento de seu primeiro livro, "Caetés", que já trazia consigo o pessimismo que marcou sua obra. Em março de 1936, acusado — sem que a acusação fosse formalizada — de ter conspirado no malsucedido levante comunista de novembro de 1935, é demitido, preso em Maceió e enviado a Recife, onde é embarcado com destino ao Rio de Janeiro. O país estava sob a ditadura de Vargas e do poderosocoronel Filinto Müller. Foi libertado e passou a trabalhar como copidesque em jornais do Rio de Janeiro, em 1937. Recebe o prêmio "Literatura Infantil", do Ministério da Educação", com "A terra dos meninos pelados." Em 1938, publica seu famoso romance "Vidas secas". No ano seguinte é nomeado Inspetor Federal do Ensino Secundário no Rio de Janeiro. Em 1942, recebe o prêmio "Felipe de Oliveira" peloconjunto de sua obra.
Uma fase de publicação de seus livros é feita e em abril de 1952, viaja em companhia de sua segunda esposa, Heloísa Medeiros Ramos, à Tcheco-Eslováquia e Rússia, onde teve alguns de seus romances traduzidos. Ao retornar, em 16 de junho, já enfermo, decide ir a Buenos Aires, Argentina, onde se submete a tratamento de pulmão, em setembro daquele ano. É operado, mas os médicosnão lhe dão muito tempo de vida. No janeiro ano seguinte, 1953, é internado na Casa de Saúde e Maternidade S. Vitor, onde vem a falecer, vitimado pelo câncer, no dia 20 de março, às 5:35 horas de uma sexta-feira.

Bibliografia:
- Caetés - romance
- São Bernardo - romance
- Angústia - romance
- Vidas secas - romance
- Infância - memórias
- Dois dedos - contos
- Insônia - contos
-Memórias do cárcere - memórias
- Viagem - impressões sobre a Tcheco-Eslováquia e a URSS.
- Linhas tortas - crônicas
- Viventes das Alagoas - crônicas
- Alexandre e outros irmãos (Histórias de Alexandre, A terra dos meninos pelados e Pequena história da República).
- Cartas - correspondência pessoal.

3) Classificação da Obra:

A Obra é um romance.

4) Número de capítulos:

A obra...
tracking img