Ficha de leitura vestido cor de fogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Algarve
Escola Superior de Educação e Comunicação
Ano Lectivo 2012/2013
Língua Portuguesa

Ficha de Leitura
«O Vestido Cor de Fogo» de José Régio
(in O Vestido Cor de Fogo e Outras Histórias.
Lisboa: Editorial Verbo, Biblioteca Básica Verbo, nº 6, s.d., pp. 7-57)


1. Elabore uma breve notícia biobibliográfica sobre o autor.
Nascido a 17 de setembro de 1901,em Vila do Conde, José Régio, pseudónimo de José Maria dos Reis Pereira, foi um dos mais completos escritores da nossa língua, tendo publicado poesia, teatro, romance, crónica e ensaio. Para além de possuir outras facetas como a de jornalista, historiador, professor ou pintor.
Concretizou a sua formação académica, em 1925, na Universidade de Coimbra, licenciando-se em Filologia Românica, com atese cujo tema já antevia o seu futuro literário, e que se intitulava As Correntes e As Individualidades na Moderna Poesia Portuguesa, praticamente ignorada entre os intelectuais da altura.
Em 1927, funda a revista Presença, e, associada a ela, o Segundo Modernismo Português.
Ao longo da sua vida leciona, escreve para vários jornais de referência e publica inúmeras obras, entre elas, AsEncruzilhadas de Deus, Davam Grandes Passeios aos Domingos, Poemas de Deus e do Diabo, Em Torno da Expressão Artística, nas quais o autor reflete sobre “o conflito permanente entre as realidades racionais e a necessidade interior de uma situação metafísica do Homem, na qual este se completaria”.
Recebe o Prémio Diário de Notícias, em 1966, e é-lhe atribuído o Prémio Nacional da Poesia, em 1970, um anoapós a sua morte, que se dá a 22 de dezembro de 1969, em Vila do Conde.

2. Caracterize sumariamente o movimento literário apelidado de 2º Modernismo.
O Segundo Modernismo Português inicia-se com o aparecimento de revista Presença, a 10 de março de 1927, originalmente, projetada na tentativa de retomar e aprofundar as propostas e ideais da revista Orpheu (do Primeiro Modernismo).Os ‘Presencistas’, como usualmente são tratados os precursores deste movimento literário, que se destacaram foram José Régio, João Gaspar Simões, Branquinho da Fonseca, Miguel Torga e Vitorino Nemésio.
Esta corrente literária retomou, realmente, alguns dos aspectos do primeiro Modernismo, nomeadamente, na crítica contra o academismo literário e a crise de consciênciaintelectual. No entanto, inspirado pela psicanálise de Freud, o Segundo Modernismo inovou pelo psicologismo na literatura, ou seja, a introspeção e a busca do “eu”, debruçando-se sobre “a primazia do individual sobre o coletivo, do psicológico sobre o social, da intuição sobre a razão” , e regrediu no que toca ao estilo e forma das obras, preferindo o tradicional em vez do radical.
3. Redija o argumentodo conto (máximo 10 linhas).
Formado em Medicina, um jovem chega a Lisboa repleto de sonhos e aspirações.
Foi a um baile de Carnaval, onde se interessa particularmente por Maria Eugénia. Ficando enamorados até ao pedido da mão de Maria a seus pais. Casam-se e, após o primeiro período de «embriaguez», surgem as dúvidas existenciais no sujeito de enunciação.
Nos seus passeios e serões eracomum Maria Eugénia ser apanhada a olhar para outros homens, num desses passeios, e com o crescente agravar da situação conjugal, provocado pelo ciúme e futilidade, e com a provocação de Maria Eugénia, com o vestido cor de fogo, o narrador exalta-se e esbofeteia-a. Depois da primeira reação e do súbdito arrependimento, os dois acabam por passar uma noite escaldante. Este facto leva o marido arefletir sobre a sua vida, decidindo partir e deixar Maria Eugénia.

4. Atribua um título expressivo a cada um dos capítulos.
Capitulo I – Aspirações de uma vida
Capitulo II – A princesa da festa
Capitulo III – O noivado
Capitulo IV – Defeitos por revelar
Capitulo V – O casamento tão ansiado
Capitulo VI – As primeiras dúvidas
Capitulo VII – O ciúme inflama
Capitulo VIII – Educação...
tracking img