Ficha de leitura Popper Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
SILVA, Marcelo Pinto. A Metodologia da Pesquisa no Direito e Karl Popper. In. : PAMPLONA FILHO, Rodolfo; CERQUEIRA, Nelson.(Coord.) Metodologia da Pesquisa em Direito e a Filosofia. São Paulo:Saraiva, 2011. (p. 257-273).
P.
Texto
Palavra chave
260
“Conhecemos muito não somente detalhes de interesse intelectual, mas também outras coisas que possuem uma grande significação prática e que oferecemum profundo discernimento teórico e uma compreensão inimaginável do mundo.”[...] “Nossa ignorância é ilimitada, uma vez que para cada um novo problema resolvido descobrem-se novos problemas nãosolucionados.”[...] “Ao aumentarmos nosso conhecimento, compreendemos que nada conhecemos.”[...]
Conhecimento
263
“Não há nenhum problema sem a ignorância.”

264
“O progresso da ciência é revolucionário, enão é meramente cumulativo.”[...]”Para Kuhn, as “crenças obsoletas”, também denominadas mitos, podem ser produzidas pelos mesmos métodos e encontrarem sustentáculos nos mesmos moldes do conhecimentocientífico atual.”[...] “Para Karl Popper os principais obstáculos para o desenvolvimento das ciências são de natureza social, quais seja, fatores de ordem econômica, nesse aspecto claramenteinfluenciado pelo seu histórico de atividade social junto aos mais pobres e de ordem ideológica.”[...]”Ao ler Popper podemos verificar uma constante tentativa de “humanização da ciência” e da filosofia emespecial... em razão de assumirem uma postura diante da vida e da morte.
Conhecimento Científico
765
“A essa paridade de tentativa/solução Popper denomina desenvolvimento crítico consciente do método de“ensaio e erro”. [...] “Para Popper não se trata da impossibilidade de o cientista alcançar a imparcialidade necessária, isentando-se de valores, mas do paradoxo existente entre a dependência dos valorese a noção de objetividade e liberdade por serem valores entre si.
Metodologia da Pesquisa no Direito
765-266
”Popper afasta-se de uma visão positivista do direito.”[...]”ele afasta a ideia de uma...
tracking img