Ficha de Leitura Nº: 2 MARILIA PATTA RAMOS: Métodos quantitativos e pesquisa em ciencias sociais-lógica e utilidade do uso da quantificaçao nas explicaçoes dos fenomenos sociais.

994 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE DE CABO VERDE

Unidade Orgânica Departamento de Ciências Sociais e Humanas
Curso Ciências Sociais Ano: 2013/14 Semestre: 2º
Disciplina: Metodologia quantitativa para investigacao nas ciencias sociais
Nome do Estudante Ismael pereira Mendes
Ficha de Leitura Nº: 2 MARILIA PATTA RAMOS: Métodos quantitativos e pesquisa em ciencias sociais-lógica e utilidade do uso da quantificaçao nas explicaçoes dos fenomenos sociais.

Ora, é de se entender a priori em jeito de resumo da parte da autora que o artigo por ela desenvolvido consiste numa apreciação teórica sobre os fundamentos propriamente metodológicos (e não apenas procedimentos) dos chamados métodos quantitativos na pesquisa em ciências sociais, os quais são frequentemente – mas equivocamente-reduzidos á ideia de técnicas de quantificação. Apresenta e discute a dependência que a escolha do método tem em relação ao tipo de problema de pesquisa que formulamos bem, como com as hipóteses; a lógica subjacente a chamada metodologia quantitativa e além disso, faz algumas considerações sobre o uso de métodos quantitativos nas ciências sociais no Brasil.
Portanto, visa demostrar que na prática, o uso dos métodos quantitativos ou qualitativos depende directamente do problema de pesquisa.
Nota-se que apenas nas ciências sociais (sociologia, psicologia, educação, e outras) existe uma grande discussão, vários críticos questionam como pode ser possível, por exemplo, medir a inteligência ou a auto-estima, afirmando que pode entrar na cabeça de ninguém para ver a inteligência, quando menos medi-la.
Sendo assim podemos lidar com esses problemas através de algumas alternativas, como esta, isto é um conjunto de perguntas indirectas que permitem colocar os sujeitos em um contínuo de valores, a partir de respostas pode-se colocar os sujeitos em um contínuo de valores numéricos definidos pelo pesquisador e seguidamente montar um questionário de análise. Portanto o que se interessa ao se propor o uso dos métodos

Relacionados