Ficha de leitura, nem tudo começa com um beijo, jorge araújo; pedro sousa pereira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Informações Sobre a obra:
Autor:
ARAÚJO, Jorge; PEREIRA, Pedro Sousa.
Título:
Nem tudo começa com um beijo.
Edição:
Oficina do Livro - Sociedade Editorial, Lda, Cruz Quebrada (2ª Edição)..
Impressões de leitura:
Tema:
Ao longo do livro, são abordadas diversas temáticas. Contudo, o livro tem como grande tema a solidão e a marginalização das pessoas residentes nas grandes cidades,relatando assim uma paixão, embora fantasiosa, que pretende demonstrar que com afecto, qualquer rumo é certo, e qualquer destino é um porto seguro, sublinhando assim a importância do amor e dos afectos na vida humana.
Topologia textual/ Género literário:
Romance; Critica/Análise social.
Linguagem:
Linguagem bastante simples e visual, que torna as descrições coloridas e intensas.
Noção breve dahistória:
Nesta obra, o mundo é apresentado como uma casa apenas com cave e sótão. A cave corresponde à rede de esgotos de uma cidade, local onde muitas das personagens se albergam em comunidade, e o sótão corresponde ao espaço acima do “nível da sarjeta”.
Tudo começa quando Gelatina, o chefe dos “meninos dos esgotos” escreve um segredo seu e a deixa num baú selado, para que o seu grande amigoFio Maravilha o visse posteriormente. Eis que Gelatina surge morto no seu “buraco” e os seus pertences foram divididos pelos habitantes do esgoto, ficando aquela carta para Fio Maravilha, dada a indicação presente no envelope. Com toda a agitação de ter de descobrir a causa da morte do amigo, facto este que o levou a investigações no sótão, a carta permaneceu selada. No decorrer da investigação,este apaixona-se por uma menina do sótão, Nuvem Maravilha, que embora não vivesse marginalizada, tal como ele,” vivia num apartamento com vista para a solidão”. Então, estes começaram a troca bilhetes, começando mesmo um namoro, que os levou a tencionar partir num veleiro. Então Fio Maravilha vai à cave buscar as suas coisas, e lembra-se da carta, a qual foi ler. Então, descobriu que seu amigo quemorrera, afinal era menina (e estas não eram permitidas na cave), que fugira para a cave, em busca de protecção para si e para o seu irmão, Domingo, que era inimigo de Fio Maravilha. Contudo, sendo o segredo revelado a este, e visto Gelatina pedir na carta que Fio Maravilha tomasse conta de seu irmão, estes tornaram-se grandes amigos.
No decorrer da história, Fio Maravilha combina partirdefinitivamente com Nuvem Maria. Contudo, acontece um maremoto, e o sótão é destruído, apenas restando escombros e cadáveres. Contudo, ao vaguear pela destruição, Fio Maravilha encontra a sua amada, e ambos partem juntos num veleiro, que conseguira resistir às fortes vagas, rumo a qualquer lado, onde podessem ser felizes juntos.
Frases/Citações relevantes:
Visto o livro ser muito critico em relação aoshábitos e preconceitos do mundo em que vivemos, as citações que retirei deste são maioritariamente relacionadas com temas que lidamos diariamente, como a descriminação, a solidão e isolamento dos habitantes das cidades, a futilidade humana, Incapacidade de Lidar com a derrota e a busca de refúgios em drogas, álcool, etc.
São exemplos de algumas destas citações de análise social as seguintes:* “-Senegal não votou;
* -Mas ele não conta;
* -Não conta como?
* -Senegal é preto!
* -E depois?
* -Os pretos não votam.”
*
* “-Eu bem disse que aquele anormal ia falhar o penalty.
* -A culpa é dos pretos e dos ciganos.”
*
* “Era doença de gente fina porque tinha nome e apelido.
* Sabe-se, por exemplo, que o cérebro deixa de respirar, porque osneurónios que o fazem estão desactivados. E os outros, os poucos que sobram e são conhecidos por neurónios preguiçosos - apenas se ocupam de rotinas, trivialidades e, na fase terminal da doença, de conversas sobre mulheres e futebol.
*
* “O Apartamento tem vista sobre a solidão.
* É “bom dia”, “boa tarde”, são vizinhos, mas não se conhecem, cada um fechado no seu mundo. É um mundo...
tracking img