Ficha de leitura-machado de assis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é?
Multiculturialismo e educação
À primeira vista, o conceito de multicuturialismo alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância,preconceito e discriminação. A autora do texto a seguir, porém, chama a atenção para certas contradições inerentes ao conceito.
Características do multiculturialismo: reconhecimento da filiação de cada a umgrupo cultural; destaque à herança cultural de cada grupo, para que os demais possam apreciá-la e respeitá-la; afirmação da equivalência dos vários grupos étnico-culturais de uma dada sociedade;postulação do direito dos grupos sociais manterem sua singularidade cultural; enaltecimento da diversidade.
Nos Estados Unidos, o multiculturialismo tomou vulto nos últimos dez anos, em resposta às atitudesracistas e xenófobas contra os imigrantes latinos pela população branca.
Na Europa, o problema da diversidade étnico-cultural é mais antigo e complexo.As migrações de países da África e da Ásiaocorridas nas décadas de 1970 e 1980, motivadas por conflitos étnicos, guerras, fenômenos sociais e físicos (fome, seca), criaram a categoria dos “refugiados”.
Tornou-se necessário então que a educaçãoformal desse respostas aos problemas gerados pela convivência de culturas diversas no mesmo espaço social. Nesse sentido, foram desenvolvidas várias iniciativas de tolerância cultural e enaltecimentoda diversidade.Mas o que significa tolerar alguém, ou tolerar outra cultura?
A educação antirracista, ideário que se declarou concomitante ao multiculturialismo em escolas europeias, foi a apontar ascontradições do multiculturialismo. Ou seja, a exposição pura e simples da divesidade cultural e a celebração da diferença não problematizam os conflitos e as contradições das reações étnico-raciaisassimétricas; não aprofundam a discurssão do racismo, do sexismo e da xenofobia.
Consequentimente, não propõem alternativas concretas de superação do preconceito e da discriminação para que as...
tracking img