Ficha de leitura do livro "para a minha irmã"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Título da obra: A melodia do Adeus
1- A aluna
Nome: Sara Filipa Quintas Pedreira Cerqueira Ano: 11º Turma: B
2- O autor – dados biobibliográficos
Nome: Ilse Losa
Nascimento: data e local: 23 de Março de 1913, na Alemanha
Morte: data e local: 6 de Janeiro de 2006, no Porto
Aspectos importantes da sua vida:
Ilse Losa, nasceu na Alemanha onde vivia com os seus pais. Frequentou 2liceus, e depois o instituto comercial de Hannover. Devido à sua origem judaica, e ao regime que existia no país naquele tempo, foi ameaçada pela GESTAPO de ser enviada para um campo de concentração, mas acabou por abandonar o país, com a mãe e os irmãos (o pai tinha morrido entretanto). Partiu para Londres, onde tomou conta de crianças, e frequentou uma escola para aperfeiçoar o seu inglês. Em1934, chegou a Portugal (Porto), onde casou em 1935, com um arquiteto: Arménio Taveira Losa. Com este casamente conseguiu adquirir nacionalidade portuguesa. Em 1949, publicou o seu primeiro livro: O mundo em que vivi. Desde esta altura dedicou a sua vida à tradução e à literatura infanto-juvenil.
Devido ao seu trabalho, foi galardoada com o Grande Prémio Gulbenkian em 1984. No ano de1998, recebe outro prémio, o Grande Prémio da Crónica, da Associação Portuguesa de Escritores, devido à sua obra À flor do tempo. Fez várias colaborações em jornais e revistas, quer alemães, quer portugueses e está representada em várias antologias de autores portugueses. Faz várias traduções de alguns dos mais consagrados autores alemães, para português. A sua vida acaba no Porto, a 6 de Janeiro de2006.
Outras obras de referência: Da Ilse Losa podemos frisar várias obras de referência, dentro de 3 géneros: romance, literatura infantil e crónicas. Nos romances podemos mencionar: O mundo em que vivi (1949), Histórias quase esquecidas (1950), Grades brancas (1951), Rio sem ponte (1952), Aqui havia uma casa (1955), Sob céus estranhos (1962), Encontros no outono (1965), O barco afundado (1979),Um artista chamado Duque (1990) e Caminhos sem destino (1991). Na literatura infantil, são de relevância as seguintes obras: Faísca conta a sua história (1949), A flor azul (1955), Na quinta das cerejeiras (1984), Estas searas (1984), A visita do padrinho (1989) e Beatriz e o plátano (1976). Por fim, nas crónicas, tenho 2 a mencionar: Ida e volta, à procura de Babbitt (1959) e À flor do tempo(1997).
3- A obra
Modo literário: Romance
Tema: Esta obra retrata a vida de Rose, desde a sua infância até à sua vida adulta.
4- A leitora Reconto (entre 400 e 500 palavras)
Esta história fala-nos de uma menina chamada Rose Frankfurter, que vivia na Alemanha com os avós paternos, Markus e Ester. A sua infância, que foi complicada devido ao fato de ser judia, foi essencialmente passadacom os seus avós. O seu avô Markus era uma pessoa amável, calma e tinha um olhar sempre tristonho. Rose tinha uma adoração especial por este, pois entrava nas brincadeiras dela e possuía uma mentalidade aberta e juvenil, ao contrário da avó. A avó era fria, rígida, séria e não admitia brincadeiras. Queria sempre tudo no seu devido lugar, era uma mulher muito poupada pensando sempre no futuro epor isso usava muito as palavras “práticas” e “económicas”. Rose passou a detestar estas palavras, pois não lhe eram concedidos muitos desejos, como puder ter algum brinquedo, devido a estas palavras.
Rose tinha 3 tios, irmãos de seu pai: Tio Josef, Tia Gertudes e Tio Franz. Tio Josef e Tia Gertudes, foram para os EUA, onde morrem, com o objetivo de serem atores. Tio Franz, era o maisnovo e estava na guerra. Quando os dois tios de Rose que viviam nos EUA, morrem, o avô Markus fica frágil, abatido e doente. Rose ao ver o avô neste estado fica entristecida. Com estes desgostos, o seu avô morre e, seguidamente a sua avó Ester. É então nesta altura, que Rose vai viver com o pai (Leo), a mãe (Selma) e os seus dois irmãos (Bruno e Rudi), mudando a sua vida radicalmente. Havia falta...
tracking img