Ficha de leitura apologia de socrates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha de leitura da obra – Apologia de Sócrates – de Platão
* I Parte
1) Sócrates teria aproximadamente 70 anos na altura do julgamento e isso torna-se relevante pelo facto de, ao ser mais velhoque seus acusadores, apresentar consequentemente maior “sabedoria”.
2) Os acusadores recentes de Sócrates são: Meleto,Ânito e Lícon.Os outros (mais antigos) são: Aristófanes, Crátino, Eupólis eCálias.
3) Sócrates é acusado de “corromper jovens e de não considerar como deuses os deuses que a cidade considera”, de transformar a mentira em verdade e ensiná-la ás pessoas e de investigar o queexiste debaixo da terra e no céu.
4) Sócrates, confiante da sua inocência, limita-se a contar a sua vida , a sua missão, explicando simultaneamente os motivos que levaram outros a odiá-lo e a caluniá-loerroneamente. Sócrates proclama também aos cidadãos que o deveriam julgar a sua missão e os ensinamentos que passa aos jovens perguntando se será isso corromper a juventude.
5) Sócrates atribui a suafama á sabedoria que possui acerca do que é a sabedoria humana e diz que esta é uma “espécie” diferente de sabedoria sendo humilde ao ponto de dizer que talvez não reconhece sabedoria nas pessoas quefala por esta ser de uma espécie diferente possivelmente até sobre-humana.
6) Sócrates ao saber a resposta do Oráculo dizendo que ele seria o homem mais sábio tratou de fazer uma análise interior etentar perceber se isso seria realmente possível investigando outros homens tentando perceber se o grau de sabedoria destes era maior que o seu; chegou à conclusão que a sabedoria de que o Oráculofalava era uma sabedoria diferente, uma sabedoria que lhe permitia perceber de que se tratava a sabedoria humana.
7) Sócrates tentou confrontar-se com os homens considerados pela sociedade mais sábios(políticos, poetas trágicos, ditirâmbicos e os outros e os artistas) , no entanto, chegou à conclusão que estes não tinham a sabedoria pura e os que tinham alguma sabedoria ofuscavam-na com a ilusão...
tracking img