ficha de citação- Nas solidões Vastas e assustadoras

5608 palavras 23 páginas
SILVA, Kalina Vanderlei. Nas solidões vastas e assustadoras: a conquista do sertão de Pernambuco pelas vilas açucareiras nos séculos XVII e XVIII. Recife: Cepe, 2010.
“ Se os setões continentais de Pernambuco foram conquistados a partir das vilas açucareiras, foram também inicialmente pensados a partir delas e do imaginário que nelas predominava nos idos do Seiscentos. Imaginário este elaborado sob a base cultural do barroco ibérico.” (p. 15).
“Nas vilas do açucar o imaginário da elite se impunha como dominante, apoiado pelas instituições religiosas e oficiais, desde os sacramentos às festas, e mesmo pela estrutura educacional. No entando, a sociedade urbana era composta por variados grupos sociais, desde escravos à pardos livres, pretos forros brancos pobres. Esses grupos conviviam em um universo cultural dinâmico, dialogando e produzindo trocas culturais, gerando tanto um hibridismo cultural quanto uma coexisrtencia de heranças diversas. Assim, as mestiçagens culturais, predominantes em toda a América a partir do século XVII, permitiram que os atores coloniais criassem interpretações culturais que fugiam dos padrões ibéricos, mas que também dissolviam as identidades africanas e indígenas em favor de construções de novas.” (p. 16).
“ Essa era a essência do imaginário barroco, idealista e elitista, e se a fidalguia ibérica, em seu cotidiano, não seguia seus próprios ideais à risca, pelo menos procurava mantê-los vivos na ostentação pública de festas religiosas e cortes e na manifestação particular do trajar diário” (p.16).
“ Na colônia açucareira, o imaginário barroco, em sua faceta de culturas ao ócio, rapidamente se associou ao desprezo pelo trabalho manual. Mas, por outro lado, também cultivou a exibição pública de luxo, que funcionava como mecanismo de persuasão, para integrar os tipos sociais que buscava controlar, dentro dos desígnios do imaginário dominante” (p.17).
“ Nesse univers cultural, para o aproveitamento da estimasocial era preciso que o

Relacionados

  • Roma antiga
    212010 palavras | 849 páginas
  • Simulado ENEN 2013
    107344 palavras | 430 páginas
  • Livro
    110880 palavras | 444 páginas