Ficha de citações . livro:o que é ideologia - marilena chaui

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE----------------------------------------------
PEDAGOGIA

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
FICHAMENTO DE CITAÇÕES: O QUE É IDEOLOGIA?

Manaus – AM
2011

FACULDADE--------------------------------------------
PEDAGOGIA

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
FICHAMENTO DE CITAÇÕES – O QUE É IDEOLOGIA?

ACADÊMICA:
----------------------------------------------------------------------------Manaus – AM
2011
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
FICHAMENTO DE CITAÇÕES: O QUE É IDEOLOGIA?

Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar e obtenção de nota na disciplina de Sociologia da Educação II, na ocasião do 2º período do curso de Pedagogia (noturno), da Faculdade------, ministrada pela professora ------------.

Manaus – AM
2011

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II

Ficha decitações: o que é ideologia?
Objetivo: estudar o sistema capitalista pela realidade socioeducacional e os processos educacionais de socialização a partir, dos conceitos de Marx e Hegel. Tendo como concepções o início da revolução industrial, que combina a instituição escolar com o trabalho produtivo. Mostrandom a transformação social.

Manaus – AM
2011

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalhoprimeiramente a Deus, pelo ânimo, fé e perseverança. Ao meu companheiro ---------. A todos os meus colegas de classe que reconhecem o meu desempenho, os quais compartilham o reconhecimento pela nossa profissão, que me têm desejado em um futuro próximo de fazer educação com ética, respeito e qualidade, sabendo dos desafios do educador no contexto atual. A minha pequena e ilustre família, a quem honropelo esforço de me educar, permitindo-me condições de galgar o êxito na sociedade letrada. Aos meus poucos e verdadeiros amigos pelo incentivo a busca de novos conhecimentos, a todos os meus professores e professoras que muito contribuem para a minha futura formação, dos quais tenho orgulho em tê-los como professores, educadores e mestres e a professora mestra, senhora ---------------, pelo qualtenho um grande carinho e admiração pela sua sabedoria, dinâmica e dedicação para conosco, levando em consideração os problemas que fazem parte do contexto de seus acadêmicos, sendo sensível às diversas situações entraves que lhes foram apresentadas.
-------------------------------------------------

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Professora Mestra --------, pelo encorajamento e apoiocontínuos na pesquisa, aos demais Mestres da casa, pelos conhecimentos transmitidos, e ao coordenador do curso de graduação em Pedagogia da Faculdade -------- pelo apoio Institucional e pelas facilidades oferecidas.
-------------------------------------------------

Torna-se importante retirar dessas situações o abstrato do concreto, o conhecimento advindo do próprio ofício ou do cotidiano. Nunca,porém, como algo já pronto, mas na qualidade de um processo histórico permanentemente inacabado e aberto ao novo.
Brandão (1983).
-------------------------------------------------

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo recorrer aos pensamentos de Hegel e Marx para criar uma contradição e explicar o tema. Seu foco é explicar o que é ideologia através da divisão social e do trabalho.Examinando a História das sociedades sob dois aspectos: do ponto de vista do homem e da natureza. Descrevendo de forma bem detalhada a dualidade existente entre natureza e homem, necessidade racional e finalidade e liberdade.
Proponho aqui algumas proximidades entre a sociologia e a pedagogia. Valorizando o “saber-fazer” comunitário adquirido por seus respectivos “indivíduos”. Desta maneira, podemosperceber que o curso de Pedagogia anda lado a lado com a Sociologia disseminando o conhecimento com respeito, responsabilidade e alteridade com base certa e precisa nos métodos científicos e filosóficos, utilizando o saber do senso comum como objeto de estudo para que haja a construção do saber erudito, o “saber não acabado,” o saber com fundamentação lógica e suas comprovações, ou seja, o...
tracking img