Ficha de avaliação 11ºano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
História A – 10º ano
Correcção da Ficha de Avaliação

Iº Grupo – Valores, Vivências e Quotidiano

Enquadre a arte gótica no contexto do ressurgimento urbano da Baixa Idade Média.
R: Com o gradual desenvolvimento da vida económica na Baixa Idade Média, há um aumento do número de cidades, bem como o seu engrandecimento e enriquecimento. Dão-se mudanças na organização social, na arte, nacultura, nas vivências, valores e na própria mentalidade. É entre os séculos XI e XII, que os membros da burguesia elevam o seu estatuto, isto é, passam de meros “intrusos” (como eram vistos antes pela população), a homens endinheirados e luxuosos. Isto justifica-se precisamente pelo desenvolvimento económico e comercial, visto que estas eram as principais actividades dos burgueses.
Bem, e como oburguês é um homem muito orgulhoso, tanto de si próprio como da sua cidade, vai investir o seu dinheiro para embelezar e enriquecer a sua cidade, comparando-se com as cidades próximas. E é precisamente desta ideia de grandeza que nasce um novo estilo artístico, o Gótico. O qual, vai representar na perfeição a luxúria e o orgulho que o Homem adquiriu, através de proporções nunca antes vistas. Ogótico abrangiu todas as vertentes artísticas (arte, escultura, arquitectura...), mas foi na arquitectura religiosa que se destacou, nomeadamente através das suas extraordinárias catedrais (um exemplo que podemos encontrar no documento acima apresentado, onde temos a representação da Catedral de Leon). E foi precisamente a catedral, que foi considerada por alguns historiadores, a “marca” dorenascimento urbano. Isto poderá ser comprovado através da seguinte expressão: “...o que a arte das catedrais significou primeiramente na Europa foi o renascimento das cidades.” Na escultura, o gótico, assumiu os aspectos do naturalismo e do humanismo, não pondo de parte a serenidade (em Portugal, a escultura que melhor representa o gótico, é o túmulo de D.Inês e D.Pedro, considerado por alguns, a melhorda Europa). Com o gótico, a pintura dividia-se em três géneros: os vitrais (as coloridas janelas das catedrais); os retábulos (pinturas feitas a óleo, em madeira) e as iluminuras (gravuras presentes nos manuscritos).
Perante estas numerosas alterações, podemos afirmar que a decadência da Idade Média estava próxima.

Identifique 4 elementos arquitectónicos da fachada da catedral de Laon
R:Comparada com a arquitectura românica, a arquitectura gótica sofreu grandes alterações. Nomeadamente a elevação e a verticalidade, são as duas características que melhor identificam e ao mesmo tempo destacam a arquitectura gótica. As torres das catedrais, os chamados pináculos, como podemos ver na imagem, eram tão elevadas que podiam ser vistas de longe. Ao contrário de paredes grossas e fechadas,apoiadas em contrafortes, a arquitectura gótica optou por paredes finas abertas por numerosos vitrais, apoiadas em arcobotantes.
Deste modo, a catedral tornava-se um local luminosos, e segundo o abade Suger de Saint-Delis, Deus é a luz, e ao tornar a catedral um sítio luminoso, fazia com que Deus estivesse lá durante o tempo todo. Outro aspecto presente na arquitectura gótica, é o facto de em vezde uma ou três naves (como na românica) tinha três a cinco naves, e em vez do arco de volta perfeita, utilizava o arco quebrado, que poderá ser observado na figura.
Concluíndo, a arte gótica, nomeadamente a arquitectura, distinguia-se praticamente em tudo da arte românica, permitindo ser alvo de grande admiração.

IIº Grupo – A Geografia Cultural Europeia de Quatrocentos e Quinhentos

1.1.Mostre que a análise comparativa dos documentos 1 e 2 confirma o testemunho do cosmógrafo Pedro Nunes.
R: A partir do século XII, o Homem vai descobrindo um Mundo Novo. Vão-se acabar os mitos, as lendas e dá-se uma maior importância à razão e à experiência (o experiencialismo). Começa-se a questionar as afirmações dos Antigos (sábios como Ptolomeu) e constroiem-se novas verdades baseadas na...
tracking img