Ficha - clara dos anjos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Enredo:
Clara é uma mulata pobre, que vive no subúrbio carioca com seus pais, Joaquim e Engrácia. Joaquim era carteiro, “gostava de violão e de modinhas. Além da música,a outra diversão do pai de Clara era passar as tardes de domingo jogando solo com seus dois amigos: o compadre Marramaque e o português Eduardo Lafões, um guarda de obraspúblicas.
Clara engravida e Cassi Jones desaparece. Convencida pela vizinha, dona Margarida, que procurara na tentativa de conseguir um empréstimo e fazer um aborto, elaconfessa o que está acontecendo à sua mãe. É levada a procurar a família de Cassi e pedir “reparação do dano”. A mãe do rapaz humilha Clara, mostrando-se profundamenteofendida porque uma negra quer se casar com seu filho.
Opinião Pessoal:
Depois da leitura do livro fica uma indignação com os mecanismos de nossa sociedade, uma sociedadedesigual, injusta, preconceituosa. Todos esses fatores são de conhecimentos de todos, mas na leitura de Clara dos Anjos entramos nesse mundo e podemos sentir na própria pele osentimento de inferioridade e tristeza que essas pessoas sentem em relação à vida.

Nome:
Data:

BARRETO, Lima (1881 – 1922) Clara dos AnjosRealismo – naturalismo
Editora Ediouro (www.ediouro.com.br) Coleção Prestígio
Bibliografia: Triste Fim de Policarpo Quaresma; Recordações do Escrivão Isaías; Marília deDirceu; Os Lusíadas; Cabocla; O Cortiço; Quincas Borba; Iracema; entre outras.
Personagens:
Clara dos Anjos, filha de Joaquim dos Anjos e Dona Engrácia;
Marramaque,padrinho de Clara;
Dona Margarida, vizinha da família;
Cassi Jones, enamorado de Clara;
Leonardo Flores, mediador entre Clara e Cassi.
Amigos dos personagens
Entre Outros
tracking img