Ficha 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha Nº2
Conjunto 1
1- Os dois momentos da revolução russa presentes nos Docs. 1 e 2 são “1. O antigo governo czarista [...] foi vencido.” – linha 1 (doc.1) e “Estabelecei a mais rigorosa ordem revolucuinária [...].” – linha 10 e 11 (doc.2).

2- A “ vitória da revolução dos operários e dos camponeses” (doc.2) deveu-se a inúmeras tensões sociais e politicas. Os camponeses queconstituíam 85% da população, clamavam por terras. O operariado exigia maiores salários e melhores condições de vida e de trabalho. Quanto à burguesia e à nobreza liberal desejavam a abertura política e a modernização do país “o poder passou para as mãos de uma classe nova: a burguesia [...]. o novo governo não merece nenhuma confiança do proletariado [...]”. “ o novo governo [...] nada fez de concretopara pôr fim ao massacre dos povos que se matam uns aos outros para defender os interesses dos capitalistas”.

3- Nos Docs. 2 e 3 nos esclarecem sobre a instauração da democracia dos sovietes “Guardai, protegei [...] a terra, os cereais, as fábricas, os instrumentos, os produtos, os transportes – tudo isto será, desde agora, inteiramente vosso, património de todo o povo [...].” (doc.2). nodoc. 3 a distribuição da terra na Rússia (em %) em 1917 os camponeses sem terra era de 11.3% passado três anos, em 1920 é de 5.8%.

4- Os objectivos dos bolcheviques com a publicidade do cartaz do Doc.4 é que é um cartaz de 1920 e ainda estavam em guerra e, os bolcheviques queriam que os camponeses os ajudassem na guerra para vence-la.

5- Em 1921, Lenine propõem quatro decretosrevolucionários que procuram responder às aspirações das massas populares e às reivindicaçõs dos sovietes. O 1º é o decreto sobre a paz convidava o povos beligerantes à negociação. O 2º decreto sobre a terra aboli a grande propriedade, entregando-a a sovietes camponeses. O 3º decreto sobre o controlo do operário atribuia ais operários das empresas a superintendência e a gestão da respectiva produção. E, porfim, o 4º decreto sobre as nacionalidades conferia a todos os povos do antigo império Russo o estatuto de igualdade e o direito à autodeterminação. Mas o único decreto que Lenine consegue é o sobre a paz. “ o sistema do comunismo de guerra entrou em colisão com os interesses do campesinato”. “ não estamos assim tão avançados na nacionalização do comércio e da indústria a ponto de bloquear astrocas locais.” E, por fim, “ podemos recuar um pouco sem, necessariamente, destruir a ditadura do proletariado”.

6- Os factores que condicionaram a evolução da produção económica da Rússia/URSS é a participação na 1ª Guerra Mundial, a Guerra Civil pois em 1904, a derrota da Rússia com o Japão levou em 1905 a primeira tentativa de revolução qe acabou por falhar, levando assim em 1917 ser um anode revoluções como a de Fevereiro da parte da burguesia, e a de Outubro por parte dos sovietes. Os camponeses que constituíam 85% da população, clamavam por terras. O operariado exigia maiores salários e melhores condições de vida e de trabalho. Quanto à burguesia e à nobreza liberal desejavam a abertura política e a modernização do país “o poder passou para as mãos de uma classe nova: a burguesia[...]. o novo governo não merece nenhuma confiança do proletariado [...]” (doc.2). Lenine propõem quatro decretos revolucionários que procuram responder às aspirações das massas populares e às reivindicaçõs dos sovietes. O 1º é o decreto sobre a paz convidava o povos beligerantes à negociação. O 2º decreto sobre a terra aboli a grande propriedade, entregando-a a sovietes camponeses. O 3º decretosobre o controlo do operário atribuia ais operários das empresas a superintendência e a gestão da respectiva produção. E, por fim, o 4º decreto sobre as nacionalidades conferia a todos os povos do antigo império Russo o estatuto de igualdade e o direito à autodeterminação. Mas o único decreto que Lenine consegue é o sobre a paz. “ o sistema do comunismo de guerra entrou em colisão com os...
tracking img