Fica a dica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROFª.: MADALENA COATIO
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE DOCENTES PARA A REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DF ATIVIDADE DOCENTE Educar é um termo mais amplo do que ensinar, pois, enquanto a educação refere-se ao processo de formação humana, o ensino é a orientação da aprendizagem. EDUCAÇÃO EM SENTIDO AMPLO Compreende os processos formativos que ocorrem no meio social, nosquais os indivíduos estão envolvidos. Trata-se da convivência humana em sociedade. Conhecida como Educação Assistemática. EDUCAÇÃO EM SENTIDO RESTRITO Possui finalidades explícitas de Instrução e Ensino. Conhecida como Educação Sistemática. CONCEITO O termo Didática é originário do vocábulo grego “didaktiké”, que literalmente, significa: “a arte do ensinar”. Pedagogia é a ciência e a arte daeducação, enquanto que a Didática é a ciência e a arte do ensino. Ensinar e aprender são como duas faces de uma mesma moeda. A Didática não pode tratar do ensino, por parte do professor, sem considerar a aprendizagem, por parte do aluno. PEDAGOGIA HISTÓRICO-SOCIAL→DIDÁTICA→AÇÃO PEDAGÓGICA→TRANSFORMAÇÃO OBJETO DA DIDÁTICA O objeto do estudo da Didática é o processo de ensinoaprendizagem e seus componentes acomeçar pelas fases e etapas do planejamento. DIDÁTICA COMO DISCIPLINA “Programa de estudos do fenômeno processo de ensino/aprendizagem – objetivando preparar os professores para a atividade sistemática de ensinar em uma dada situação histórico-social, inserindo-se nela para transformá-la a partir das necessidades aí identificadas de direcioná-la para o projeto de humanização.” ENFOQUES DADIDÁTICA 1. TRADICIONAL. 2. RENOVADO-TECNICISTA: “EU do aluno (ignora realidade social) + comportamentos observáveis. 3. SOCIOPOLÍTICO: mudanças estruturais em toda sociedade.  Participação na proposta pedagógica da escola.

QUEM É O PROFESSOR? É um profissional da educação que domina determinados saberes, que, em situação, transforma e dá novas configurações a estes saberes e, ao mesmo tempo,assegura a dimensão ética dos saberes que dão suporte à sua práxis no cotidiano do seu trabalho (Pimenta, 2005).     CARACTERIZAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE Relação com o saber: o que é aprender? E o que é ensinar? Relação com a organização. Relação com a profissão. Relação com os alunos: afetiva e comunicacional.

PROFISSÃO PROFESSOR – LIBÂNEO PROFISSIONALIDADE: conjunto de requisitos profissionaisque tornam alguém um professor(a). PROFISSIONALIZAÇÃO: condições ideais que garantam o exercício profissional de qualidade: formação (inicial e continuada) e condições de trabalho (salário, recursos físicos e materiais). PROFISSIONALISMO: desempenho competente e compromissado dos deveres e das responsabilidades, os quais constituem a especificidade de ser professor, e ao comportamento ético epolítico expresso nas atitudes relacionadas à prática profissional. QUE SABERES O PROFESSOR PRECISA CONSTRUIR, FACE A ESSE CENÁRIO? “Novas exigências educacionais pedem às universidades e aos cursos de formação para o magistério, um professor capaz de ajustar sua didática às novas realidades da sociedade, do conhecimento, do aluno, dos diversos universos culturais e dos meios de comunicação.” (Libâneo) Competências referentes ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática;  Competências referentes à compreensão do papel social da escola;  Competências referentes ao domínio dos conteúdos a serem socializados, de seus significados em diferentes contextos e de sua articulação interdisciplinar;  Competências referentes ao domínio do conhecimento pedagógico;  Competênciasreferentes ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica;  Competências referentes ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional;  Conhecimentos para o desenvolvimento profissional.  Cultura geral e profissional  Informação sobre crianças, jovens e adultos  conhecimento sobre a dimensão cultural, social, política e...
tracking img