Fic BRUNO ZEVI

732 palavras 3 páginas
Autor: ZEVI, Bruno. Saber Ver a Arquitetura. 1º Edição: outubro de 1984. – 5º ed. – São Paulo: Martins Fontes. 1996 (Coleção a).

Biografia: Bruno Zevi (Roma, 22 de janeiro de 1918 — Roma, 9 de janeiro de 2000) foi um arquiteto e urbanista italiano, conhecido sobretudo como historiador e crítico daarquitetura modernista. Em 1938, após a instituição de leis raciais na Itália, vai para Londres e, depois, para os Estados Unidos. É diplomado em 1942 pela Graduate School of Design daHarvard University que, na época, era dirigida por Walter Gropius. Durante sua temporada nos Estados Unidos, recebeu fortes influências da arquitetura orgânica e principalmente de Frank Lloyd Wright. Deixa os EUA e volta a Londres em 1943. Em 1944, está novamente na Itália, onde cria a Apao - Associação para a Arquitetura Orgânica (Associazione per l'architettura organica) e, no ano seguinte, a revista Metron. No pós-guerra, com Lina Bo e Carlo Pagani, funda o semanárioLa Cultura della Vita.1 A partir de 1948 ensina História da Arquitetura no Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza (Istituto Universitario di Architettura di Venezia) e, em 1964, torna-se professor da Faculdade de Arquitetura da Università degli Studi di Roma "La Sapienza". Muito ativo no campo da crítica da arquitetura, publica, em 1948, Saper vedere l'architettura (Saber ver a arquitetura); de 1954 a 2000 assina uma coluna semanal de arquitetura na revista Cronache e, depois, na revista L'Espresso.Em 1955, funda a revista mensal L'architettura. Cronache e storia.

Título: O espaço, protagonista da arquitetura
Contexto: Neste capítulo, Bruno Zevi nos contextua falando sobre o espaço que causa falta de uma história da arquitetura, muitas vezes acontece de certa arquitetura ser demolida por não ser considerada como valor arquitetônico. Atribui-se, frequentemente a sua valorização, no fator estilístico. Ou então, seu valor como monumento ou símbolo numa escala urbana. Porém deixam de lado o espaço interior.

Relacionados

  • livro alvaro siza
    68886 palavras | 276 páginas