Fibrose cistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Um beijo pode dizer "eu te amo", ou "eu me preocupo com você", ou ainda "você vai conseguir". Pode, inclusive, detectar a existência da Fibrose Cística, uma doença genética e não contagiosa,conhecida como a "Doença do Beijo Salgado", pelo gosto salgado que fica na pele. Através do Teste do Pezinho ou do Teste do Suor é possível garantir o tratamento precoce, mais expectativa e qualidade de vidapara os pacientes.
Portanto, um beijo pode falar muito mais do que você imagina!

Principais Sintomas:

Pneumonia de Repetição
Tosse Crônica
Desnutrição
Dificuldade de ganhar peso / estaturaMovimentos Intestinais anormais
Pólipos Nasais
Sabor muito salgado na pele
Alongamento das pontas dos dedos das mãos e dos pés
A Fibrose Cística, Fibrose Quística ou Mucoviscidose, é uma doençaherdada genéticamente, logo não contagiosa. É uma doença complexa e ainda sem cura. Na maioria das vezes é diagnosticada na infância, embora também possa ser diagnosticada na adolescência ou idadeadulta. O gene "defeituoso" é transmitido pelo pai e pela mãe (embora nenhum dos dois manifeste a doença), e é responsável pela alteração do transporte de íons através das membranas das células. Chamado deCFTR (regulador de condutância transmembranar de fibrose cística), este gene intervém na produção de suor, dos sucos digestivos e dos mucos. Isso compromete o funcionamento das glândulas exócrinasque produzem substâncias (muco, suor ou enzimas pancreáticas) mais espessas e de difícil eliminação. Em resumo, a FC é causada por uma alteração genética que faz com que toda a secreção do organismo dopaciente seja mais grossa, o que desencadeia graves alterações no sistema respiratório, digestivo e reprodutor.
Sistema Respiratório: O muco espesso bloqueia os canais dos brônquios ocasionandodificuldades para respirar, causando tosse crônica, infecções de repetição, pneumonias, e em casos mais graves bronquiectasia (alargamento ou distorção irreversível dos brônquios, sendo que o tratamento...
tracking img