Fibromialgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FIBROMIALGIA


1-Definição

A síndrome de fibromialgia ou somente fibromialgia é classificada como sendo um dos tipos de Reumatismos Extra-articulares, dos quais fazem parte as tendinites(tendinoses), as mialgias (dores musculares em geral), Síndrome do túnel do carpo e tarso, bursites não infecciosas, entre outras. Pela denominação da sua classificação, a fibromialgia não acomete asarticulações, como ocorre com os outros tipos de reumatismos. Afecta apenas as chamadas "partes moles".

A Fibromialgia é uma doença crónica ainda que os seus sintomas variem em intensidade e possammesmo desaparecer ou diminuir temporariamente para reaparecerem mais tarde. Essas variações podem estar relacionadas com mudanças de tempo, ambiente frio, alterações hormonais, stress, depressão,ansiedade ou um esforço maior que o habitual.

1.1) Prevalência

Esta patologia atinge homens, mulheres e crianças de todas as idades, etnias e grupos sócio-económicos. Estima-se que sofram deFibromialgia entre 2 a 8% da população adulta, dependendo dos países. Da população atingida, entre 80 a 90% serão mulheres entre os 20 e os 50 anos.


2-Sintomas

Os sintomas são variáveis de pessoapara pessoa e, na mesma pessoa, variam ao longo do tempo, o que dificulta o tratamento e a própria adaptação do doente a um novo estilo de vida que lhe permita lidar com a doença. Os doentes deFibromialgia apresentam queixas de natureza músculo-esquelética, cognitiva, emocional e imunoneuroendócrina.

Entre os principais sintomas assinalam-se:
- a fadiga crónica
- dores musculares earticulares
- alterações de sono e sono não reparador
- alterações psicológicas
- às vezes depressão e/ou ansiedade
- alergias
- perturbações gastrointestinais
- tonturas- dores de cabeça e/ou enxaquecas
- formigueiro nas mãos
- perturbações cognitivas como lapsos de memória e dificuldade de concentração.

[pic]


3-Etiologia

As causas são...
tracking img