Fibro edema geloide

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃOO fibro edema gelóide, mais conhecido como “celulite” é um fantasma na vida da mulher e, talvez, a maior inimiga. Pode aparecer na puberdade, tanto na jovem magra, gorda, alta ou baixa. Além de ser desagradável aos olhos, do ponto de vista estético acarreta problemas álgicos nas zonas acometidas e diminuição das atividades funcionais. É uma afecção que provoca sérias complicações,podendo levar até a quase total imobilidade dos membros inferiores, além de dores intensas e problemas emocionais.Fibro edema gelóide inicia com um aumento de líquido dentro do adipócito, com conseqüente mudança no seu pH e alterações nas trocas metabólicas. O adipócito comprime as células nervosas provocando dor à palpação e devido ao aumento de tamanho ocorre a distensão do tecido conjuntivo, comperda da elasticidade. O organismo responde a essas alterações formando tramas de colágeno que tentam encapsular todo o extravasamento do adipócito. Formam-se assim, os nódulos, que desenvolvem o aspecto em casca de laranja.
Desenvolvimento:
IDENTIFICAÇÃO DO FEG

Segundo Guirro; Guirro, o primeiro teste para reconhecer o FEG, consiste no “teste da casca de laranja”, onde se pressiona o tecidoadiposo entre os dedos polegar e indicador ou entre as palmas das mãos e a pele adquire uma aparência rugosa, tipo casca de laranja. O outro teste é denominado de “teste da preensão” : após a preensão da pele juntamente com a tela subcutânea entre os dedos, promove-se um movimento de tração. Se a sensação dolorosa for mais incômoda do que o normal, este também é um sinal do fibro edema gelóide, ondejá se encontra alteração da sensibilidade.

De acordo com Guirro; Guirro (2004), a classificação do FEG pode ser dividida em
três estágios:

Grau I ou brando:

Ainda não é visível à inspeção somente pela compressão do tecido entre os dedos ou contração voluntária, não há alteração de sensibilidade à dor, sendo sempre curável.

Grau II ou moderado:

As depressões são visíveis mesmo sema compressão dos tecidos, com a luz incidindo lateralmente, as margens são especialmente fáceis de serem delimitadas. Já existe alteração de sensibilidade, sendo freqüentemente curável.

Grau III ou grave:

O acometimento já é percebido com o indivíduo em qualquer posição, ortostática ou em decúbito. A pele fica enrugada e flácida. Há aparência por apresentar-se cheia de relevos, assemelha-sea um “saco de nozes”, a sensibilidade à dor está aumentada e as fibras do conjuntivo estão quase totalmente danificadas. Este estágio grave é considerado como incurável ainda que passível de melhora.

Atuação da fisio:A Fisioterapia Dermato-Funcional dispõe de diversas técnicas que possuem finalidades positivas no tratamento do fibro edema gelóide dentre as mais utilizadas atualmentesão:Manthus: É o recurso mais moderno para o tratamento da gordura localizada e celulite (fibro edema gelóide).            Trata-se de um equipamento computadorizado que utiliza terapias combinadas de ultra-som e corrente elétrica de média freqüência. Possui três cabeçotes que são deslizados suavemente sobre a pele, promovendo nos primeiros minutos, um aquecimento local, sinalizando que as células gordurosasestão sendo “quebradas” e esvaziadas. Logo após começam os estímulos elétricos, para ativar o sistema linfático e efetuar a eliminação dos lipídios (gordura) do organismo.Os objetivos da aplicação do Manthus são:- Otimizar as funções de lipólise e ativação do sistema vegetativo, melhorando consideravelmente o ataque e remoção da gordura localizada;- Utilizar a iontoforese associada à fonoforese,intensificando a introdução de fármacos e princípios ativos utilizados na fisioterapia dermato-funcional;- Hidrolipoclasia;- Otimização da lipólise ultra-sônica através de cabeçote de grandes dimensões, proporcionando aumento da área a ser tratada e/ou diminuição do tempo de exposição ao US;- Possibilidade de administrar apenas correntes em afecções circunscritas;            - Melhora da...
tracking img