Fibras sinteticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As Fibras Sintéticas



Os plásticos e as fibras sintéticas

É Difícil, Imaginarmos Um Mundo Sem A Presença Dos Plásticos. Inúmeros Objetos, Com Os Quais Lidamos Diariamente, São Feitos Desse Importante Material. Os Profissionais E Artesãos Do Século xix, Certamente Teriam Sua Capacidade Construtiva E Inovadora Ampliada Se Pudessem Contar Com Um Material Tão Versátil.
De onde surgiu adesignação plástica? Esse termo foi inventado nas industrias. Portanto, não se reveste de conotações cientificas. Por plástico se entende qualquer substancia que pode ser moldada em forma conveniente. Porém, uma característica importante é que a quase tonalidade dos plásticos utilizados hoje são polímeros, embora nem todo polímero seja plástico.
Um polímero é uma molécula muito grande formada pelareunião de moléculas menores. À semelhança dos elos de uma corrente, as moléculas menores se unem para formar uma maior. Essas ligações vão dar origem a um comprido filamento que pode conter centenas e até milhares de átomos encadeados.
A parte importante no desenvolvimento dos plásticos foi executada pelas grandes indústrias químicas na Europa e no continente norte-americano. Após a PrimeiraGuerra Mundial, essas empresas passaram a fazer uma escolha cuidadosa de profissionais competentes, em geral graduados com doutoramento em química, a fim de patrocinar intensa investigação. O resultado foi a descoberta de produtos com propriedades espetaculares, capazes de substituir madeira, couro, aço, alumínio ou fibras naturais. Trata-se de um feito destacado das atividades de pesquisa edesenvolvimento — usualmente abreviadas pela sigla P&D —  em grandes laboratórios de empresas sólidas.
A seguir, veremos que a raiz dos notáveis feitos no campo dos polímeros remonta à procura de materiais moldáveis no século XIX e à busca de fibras sintéticas no século XX.
Os percussores
Em 1833, Henri Braconnot (1781 – 1855) fez reagir uma mistura de amido, serragem e algodão, com ácido nítrico. Omaterial obtido pôde ser moladado em formas convenientes. Ao ser dissolvido em solventes (que na época eram obtidos da destilação seca da madeira), Braconnot verificou que o material formava uma laca que podia ser utilizada como verniz. Na realidade, todos os materiais dessa estranha mistura contêm celulose, um polímero natural proveniente de um açúcar: a glicose. Da reação de Braconnot resulta anitrocelulose, um polímero com propridades mais favoráveis para moldagem do que a celulose original. O procedimento desse pesquisador foi o marco inicial no desenvolvimento dos plásticos e dos vernizes sintéticos.
Em 1846, Christian Friedrich Schonbein (1799 – 1868) aperfeiçoou o processo de Braconnot, nitrando algodão, cujas fibras são constituídas de celulose praticamente pura, com a misturasulfonítrica, isto é, dos ácidos sulfúrico e nítrico. Schonbein verificou também que a nitrocelulose era solúvel em uma mistura de álcool e éter.
Das bolas de bilhar ao cinema
Por volta de 1860, as indústrias passaram a procurar um substituto para o marfim ( dente de elefante) utilizado na confecção de bolas de bilhar um jogo bastante apreciado e em moda naquela época. Por volta de 1870, osirmãos Hyatt, dos Estados Unidos, descobriram que uma mistura de nitrocelulose, cânfora e álcool, realizada sobre pressão, fornecia um material plástico resistente a água, óleos e ácidos. Conhecido como celuloide, xilonita ou marfim artificial, satisfez os fabricantes de bolas de bilhar e, adicionalmente, encontrou emprego na fabricação dos mais variados objetos: de dentaduras e colarinhos de camisa.A importância do plástico dos irmãos Hyatt aumentou em 1882, quando se constatou que o celulóide, dissolvido em acetato de amila, permitia preparar filmes suportes para a gelatina fotossensível de chapas fotográficas e, o mais significativo, confeccionar estreitas e longas fitas, as quais permitiam o filme e a película cinematográficos.
A nitrocelulose é empregada ainda hoje com diversas...
tracking img