Fibras oticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual Padre Crispiniano

* Fibras Ópticas

Este trabalho pertence à disciplina
do professor Cássio Ribeiro

Aluna: Paloma Amaral Nacalski
Série: 2° período EJA STRAUSS

Ritápolis, maio 2012
Introdução
Ótica é a parte da física que estuda a luz e os fenômenos luminosos. Seu desenvolvimento se deu a partir da publicação da teoria corpuscular da luz, por Isaac Newton, teoria queadmitia que a luz fosse formada por um feixe de partículas.
Podemos dizer que a luz é uma forma de energia radiante que se propaga por meio de ondas eletromagnéticas. É o agente físico responsável pela produção da sensação visual.
Uma pequena introdução sobre óptica geométrica será feita afim de posteriormente se entender o funcionamento da fibra óptica.
O estudo da luz é realizado pela Óptica, que édividida, em:
Óptica geométrica - Estuda e analisa o comportamento e a trajetória da propagação luminosa.
Óptica física - Estuda a natureza da luz.
Fontes de luz
Todos os corpos que emitem luz são chamados fontes de luz. Podemos distinguir dois tipos:
Fontes primárias ou corpos luminosos são as fontes que possui luz própria. Exemplos: O Sol, as estrelas, uma lâmpada acesa, etc.
Fontes secundáriasou corpos iluminados são as fontes que não têm luz própria. Exemplos: a Lua, o livro, sua roupa, uma caneta, uma parede, etc.
Atenção:
Quanto às dimensões, as fontes de luz podem ser classificadas em:
Fontes pontuais ou puntiformes, quando suas dimensões são desprezíveis em relação a um ambiente em estudo ou uma fonte representada por um único ponto emitindo infinitos raios de luz. Exemplo: umapequena lâmpada num estádio de futebol.
Fontes extensas, quando suas dimensões são relevantes a um ambiente em estudo ou uma fonte constituída de infinitos pontos de luz. Exemplos: Uma lâmpada próxima a um livro, o Sol iluminando a Terra, etc.
Quanto ao tipo, classificamos a luz emitida pelas fontes em:
Luz monocromática ou simples é a luz de uma única cor, como a luz monocromática amarela emitidapelo vapor de sódio, nas lâmpadas.
Luz policromática ou luz composta é a luz resultante da mistura de duas ou mais cores, como a luz branca do Sol ou a luz emitida pelo filamento incandescente da lâmpada comum.
A luz branca emitida pelo Sol é uma luz policromática constituída por um número infinito de cores, as quais podem ser divididas em sete cores principais (as cores do arco íris): vermelho,alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
Velocidade da luz
Para qualquer que seja o tipo de luz, verifica-se que sua velocidade de propagação no vácuo é constante e, aproximadamente, igual a 300.000 km/s. Mas nos meios materiais a velocidade da luz assume valores diferentes, sempre menores que 300.000 km/s, e em qualquer meio decresce no sentido da luz vermelha para a violeta.
Ano-luz
É umaunidade de comprimento muito utilizada para medir distâncias astronômicas. O ano-luz corresponde a distância que a luz percorre no período de um ano e equivale a aproximadamente 9,46 x 1015 m.
A estrela Alfa da constelação do Centauro é a estrela mais próxima do Sol, e dista "apenas" 4,3 anos-luz do Sol.
Raio de luz
Linha orientada que representa a trajetória seguida pela luz.
|
Feixe luminosoou pincel de luz
É um conjunto de raios luminosos. Existem três tipos de feixes ( pincel ) luminosos.
|
Meios ópticos
* Meio Transparente é aquele meio que permite a propagação regular da luz possibilitando a formação de uma imagem nítida dos objetos. Exemplos: ar, vidro, papel celofane, etc.
* Meio Translúcido é o meio que permite a propagação irregular da luz e o observador não vê oobjeto com nitidez através do meio. Exemplos: vidro fosco, papel vegetal, tecido fino, etc.

* Meio Opaco é o meio que não permite a propagação da luz. Exemplos: parede, madeira, tijolo, etc.
Fenômenos ópticos
Reflexão regular: a luz incidente em S volta ao mesmo meio, regularmente. Ocorre quando S é uma superfície metálica bem polida ( espelhos ).
|
Reflexão irregular ou Difusão: a luz...
tracking img