Fibras opticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Reflexão da Luz 

A reflexão da luz é o fenómeno que consiste no facto de a luz, ao incidir sobre uma superficie de separação entre dois meios, ser reflectiva pela mesma, e voltar ao meio de origem através desses fenómenos de reflexibilidade que serao mostrados- tendência dos raios de voltarem para o mesmo meio de onde vieram, como é mostrado no seguinte esquema.

 

AB = raio de luzincidenteBC = raio de luz refletidoN = recta perpendicular à superfície no ponto BT = recta tangente à superfície no ponto Bi = ângulo de incidência, formado entre o raio incidente e a recta normal.r = ângulo de reflexão com a mesma amplitude do ângulo de indicência, formado entre o raio reflectido e a recta perpendicular á superficie. |

Leis da reflexão

Os fenómenos em que acontecem reflexão,tanto regular quanto difusa e selectiva, obedecem a duas leis fundamentais que são:

1ª lei da reflexão
O raio de luz reflectido e o raio de luz incidente, assim como a recta normal à superfície, pertencem ao mesmo plano, ou seja, são complanares.
 
2ª Lei da reflexão
O ângulo de reflexão (r) é sempre igual ao ângulo de incidência (i).
i = r

Imaginemos uma bola contra o chão, aconteceo mesmo durante a reflexão da luz, sendo os dois ângulos de amplitude igual, como neste esquema abaixo

Para entendermos as leis que regem o fenómeno da reflexão precisamos primeiro assimilar as definições de plano de incidência e ângulo de incidência. Quando o raio de luz incidir sobre a superfície de separação entre dois meios, ela o fará num ponto P sobre a superfície, como mostra oesquema. Imaginemos esse ponto P, podemos fazer passar por ele uma recta que fura o plano e que é perpendicular a ele. Só existe uma tal reta (recta N, perpendicular à superfície formando um ângulo de 90º com a mesma).

O ângulo formado pelo raio incidente, o que vem em direcção á superficie onde será reflectido, e a recta normal (N) é o ângulo de incidência.

Para o raio reflectido aplica-seexactamente o mesmo raciocínio. Ao ângulo formado pelo raio reflectido, e a mesma recta normal (N), dá-se o nome de ângulo de reflexão.

O plano formado pelo raio incidente (ou a recta que o contém) e a recta N, é o plano de incidência. O plano de reflexão é o plano que contém o raio refletido e a recta N

Luz antes de ser reflectida pelo plano Luz após ser reflectida pelo planoEspelhos e imagens
O esquema anterior pode muito bem servir de introdução a este pobnnto. Quando a superfície de separação entre dois meios, o ponto onde ocorre a reflexão (e a refracção) permitir que a maior parte da luz seja refletida e essa reflexão for regular, dizemos que a superfície entre os dois meios se constitui num espelho.

Se essa superfície for plana (se ela se constituirnum plano) então o espelho é plano, se a superfície for esférica, o espelho é esférico.

Uma das utilidades dos espelhos é facilitar a observação de objetos que não estejam diante de nossos olhos. Permitem-nos, por exemplo, ver o que está normalmente fora do nosso campo de visão, como ver o que está atrás de nós. Esse é um dos usos dos espelhos retrovisores colocados nos meios de transporte comocarros, motas, camiões, e mesmo veiculos de tamanho superior como navios.

O uso do espelho é possível como conseqüência da formação de uma imagem. O processo de formação da imagem tem a ver com a reflexão. Para compreendermos o processo de formação das imagens em espelhos temos de começar pela análise da imagem de um ponto. Isto é, começaremos a discussão de formação da imagem de um objectominúsculo, de tamanho insignificante
Um objeto muito pequeno de dimensões desprezíveis pode ser representado como uma fonte de luz com a forma de um ponto. Consideremos esse ponto (ponto P) a uma distância (distância d) do espelho. Tal fonte emite luz em todas as direções. Analisemos agora o que acontece quando um desses raios incide sobre um espelho plano.

Em primeiro lugar, a imagem de...
tracking img