Fibras de polipropileno mono filamento vs multifilamento

281 palavras 2 páginas
Fibras de polipropileno mono filamento vs multifilamento

Existem dois tipos básicos de fibras de polipropileno: mono filamento e fibriladas.
As fibriladas (fig.1) apresentam-se como uma malha de finos filamentos de secção rectangular.

A estrutura em malha das fibras de polipropileno fibrilado promove um aumento de adesão entre a fibra e a matriz, devido a um efeito de inter-travamento (Bentur; Mindess, 1990).
As fibras chamadas de mono filamento consistem em fios cortados em comprimento padrão (fig.2)

[pic]

As fibras mono filamento têm uma ligação fraca com a matriz de cimento por causa da sua área específica relativamente pequena.
As fibras fibriladas de polipropileno são cortadas e expandidas numa rede aberta que oferece assim uma área de superfície específica maior com características melhoradas.

O comportamento do compósito depende, de entre outros factores, do teor de fibras, do módulo de elasticidade, do comprimento e da aderência matriz- fibra. As fibras de polipropileno têm a capacidade de reforço da matriz restrita às primeiras horas após a colocação do betão, quando ainda apresenta baixa resistência e pequeno módulo de elasticidade.

Tanesi (1999) constatou que as fibras de polipropileno contribuem para uma diminuição da exsudação. Os betões reforçados com 0,1% de fibras fibriladas (900g/cm3) apresentaram uma redução de 55% na exsudação comparativamente com os betões sem fibras.

Conclusões:

As fibras fibriladas de polipropileno, ou multifilamento, permitem uma melhor ligação com a matriz de cimento e uma melhor capacidade de reforço devido à sua superfície específica.

Referências:
Fibre reinforced concrete – ACI 544
Fibre reinforced concrete – Cemente & Concrete Institut
Fibre Reinforced Cementious Composites. A. Bentur; S. Mindess. Elsevier Applied Science, London and New York, 1990.

Relacionados