Fibra otica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Redes de Computadores

Professor Vinicius Barcelos Fibra Óptica

Prof. Vinicius Barcelos da Silva

1

Cabo Fibra Óptica






Sua criação representou uma grande revolução não só em redes de computadores, mas no setor de telecomunicações em geral. Ela transmite informações através de sinais luminosos, em vez de sinais elétricos. A ideia é simples: luz transmitida indica um valor“1” e luz não transmitida, um valor “0”. Vantagens: ● Imune a ruídos, pois as interferências eletromagnéticas não ocorrem no tráfego da luz. Isso significa comunicações mais rápidas, já que praticamente não haverá a necessidade de retransmissões de dados.


Menor atenuação do sinal, possibilitando cabos mais longos sem a necessidade do uso de repetidores. Ex.: A fibra mais usada possibilitaalcançar até 2 km sem necessidade de repetidores. Não conduz corrente elétrica, não tendo problemas com raios, diferença de potencial elétrico, nem risco de incêndios.
Prof. Vinicius Barcelos da Silva 2



Cabo Fibra Óptica


● ●

Como a luz só pode ser transmitida em uma direção por vez, o cabo de fibra óptica possui 2 fibras, permitindo comunicação full-duplex. Se a fibra óptica émelhor, por que os cabos de cobre ainda existem? Desvantagens da fibra óptica: ● Preço. O custo de instalação ainda é alto.


Instalação mais complexa, requer equipamentos especiais.

Prof. Vinicius Barcelos da Silva

3

Comprimento de Onda da Luz


● ●









Todos os comprimentos de onda usados em fibras ópticas são infravermelhos, ou seja, a luz usada é invisível aoolho humano. A fonte de luz da fibra óptica é um diodo laser. Pelo fato do laser ser uma luz concentrada, nunca podemos olhar diretamente para ele, pois esta luz concentrada queima a retina do olho humano, deixando CEGO. Como as fibras ópticas usam luz invisível ao olho humano, o problema é mais sério, pois você pensará que a fibra não está transmitindo luz só porque ela parece estar “apagada”.PORTANTO, NUNCA OLHE DIRETAMENTE PARA A PONTA DA FIBRA ÓPTICA. Comprimentos de onda comumente usados por fibras ópticas são 850 nm (nanômetros = 10-6), 1300 nm e 1550 nm. Obs.: O Espectro Visível, ou seja, a faixa de comprimento de onda da luz que pode ser captada pelo olho humano é entre 700 nm e 400 Prof. Vinicius Barcelos da Silva 4 nm.

Anatomia da fibra óptica


As fibras ópticaspossuem 5 elementos: ● Núcleo: é o elemento que transmite a luz, podendo ser de vidro ou plástico, sendo de vidro mais usado em fibras para redes de computadores, com diâmetros típicos de 9 µm (micrometro = 10-3), 50 µm, 62,5 µm e 100 µm (0,009 mm, 0,050 mm, 0,0625 mm e 0,1 mm). Obs.: O cabelo humano possui diâmetro entre 17 µm e 100 µm (0,017 mm e 0,1 mm).


Revestimento: envolve o núcleo,possuindo um índice de refração menor do que o núcleo para permitir o funcionamento da fibra. Tem diâmetros típicos de 125 µm (micrometro) e 140 µm (0,125 mm e 0,140 mm). Capa: protege a fibra óptica, possuindo diâmetro de 250 µm (micrometro) ou de 500 µm (0,25 mm ou 0,5 mm). Fibras Fortalecedoras: previnem a quebra da fibra óptica durante o manuseio e instalação. Revestimento Externo.
Prof. ViniciusBarcelos da Silva 5







Anatomia da fibra óptica

Prof. Vinicius Barcelos da Silva

6

Classificação da Fibra Óptica


As fibras ópticas são classificadas de acordo com o diâmetro do núcleo e do revestimento, em micrometro (µm). ● Ex.: uma fibra óptica 50/125 significa:
– –

Núcleo de 50 µm de diâmetro. Revestimento de 125 µm de diâmetro.

Prof. Vinicius Barcelos daSilva

7

Tipos de Fibra Óptica


Existem dois tipos de fibras ópticas: ● Modo múltiplo (MMF, Multiple Mode Fiber)


Modo único (SMF, Single Mode Fiber)

● ●

Eles se diferem no modo como a luz é transmitida através da fibra. Em geral: ● Fibras modo múltiplo são usadas para conexões de curta distância (normalmente até 2 km).


Fibras modo único são usadas para conexões de longa...
tracking img