Fibra otica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FIBRA ÓTICA O FUTURO DA AMERICA LATINA

autor Vinícius Calixto Pinto


RESUMO
Trata-se de um artigo sobre fibra ótica, desde seu começo na América Latina até meados de 2012, nos dias de hoje. Informando sobre o começo de onde ela veio e como as empresas começaram a investir na Telecomunicação de alta velocidade. Com investimento de grandes empresas em projetos brasileiros envolvendo outrospaíses, com um objetivo em comum, a diminuição de custo e aumento de velocidade de acesso entre os países vizinhos e seus sites. Palavras-Chave: Fibra; Países; velocidade.

ABSTRACT
This is an article about fiber optics, since its beginning in Latin America until mid-2012, today. Informing about the beginning of where it came from and how companies began to invest in high-speedtelecommunication. With an investment of large Brazilian companies on projects involving other countries, with a common goal, decrease cost and increase access speed between the neighbors and their websites. Keywords: Fiber; Countries; speed.

Anhanguera Educacional Ltda.
Correspondência/Contato Alameda Maria Tereza, 2000 Valinhos, São Paulo CEP 13.278-181 rc.ipade@unianhanguera.edu.br Coordenação Institutode Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE Recebido em: 26/02/2012 Avaliado em: 26/02/2012 Publicação: 22 de Fevereiro de 2012 1

2

TÍTULO DO TRABALHO TODAS EM MAIÚSCULAS ESTILO

1.

INTRODUÇÃO
No Brasil, o primeiro cabo submarino fez parte da primeira linha telegráfica brasileira. Foi inaugurado em 1857 e interligava a Praia da Saúde no Rio de Janeiro com a cidade dePetrópolis. A linha tinha extensão total de 50km, sendo 15km em cabo submarino. Os primeiros cabos totalmente submarinos foram inaugurados por D. Pedro II em 1874, interligando o Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Belém. A linha Recife, João Pessoa, Natal foi estabelecida em 1875. A primeira ligação internacional por cabo foi feita no mesmo ano, com Portugal, tendo sido concluída por meio decontrato com a empresa British Eastern Telegraph Company. A ligação com a Europa foi resultado do espírito empreendedor de Irineu Evangelista de Souza, Barão e depois Visconde de Mauá, que participou da organização e financiamento da instalação do cabo submarino. Em 2001, a América Latina começou a dar andamento no crescimento Tecnológico na área de Telecomunicações, com a chegada de 2 cabos óticossubmarinos ao Brasil, para interligar em alta velocidade o pais com outros como Argentina e Paraguai. Um dos principais interessados no projeto de fibra ótica para interligar não só a America Latina, mas sim as três américas era a empresa Telefonica que investiu cerca de US$ 1,6 bilhões para fazer seu backbone ótico, como verá na figura1.

Nome da Revista  Vol. 1, Nº. 1, Ano 2011  p. 1-6 autor 1, autor 2

3

Figura1: Figura ilustrando o BackBone de fibra em 2001 da empresa Telefonica e GlobalCrossing.

Em meados de 2001 a velocidade transmitida por um cabo de fibra ótica é 48 vezes maior que a da atualidade . Outra empresa que investiu muito foi a Global Crossing também inaugurando um cabeamento de fibra de 18 mil quilometros e gastou cerca de do bilhões nesse projeto.Portanto, a partir desta data, as empresas começaram a investir na infraestrutura de rede com cabeamento em fibra para que seus desempenhos de comunicação cresçam também.

Nome da Revista  Vol. 1, Nº. 1, Ano 2011  p. 1-6

4

TÍTULO DO TRABALHO TODAS EM MAIÚSCULAS ESTILO

2.

CRESCIMENTO NO CABEAMENTO DE FIBRA ÓTICA NA AMERICA
Após os grandes investimentos de empresas interessadas emaltas velocidades de transmissão de dados. Preocupada em oferecer as melhores soluções e serviços presentes no mercado das telecomunicações, a America Net, operadora de telefonia fixa para o mercado corporativo, aposta na expansão do backbone óptico para mais de 350 km de extensão até o final de 2011. Iniciando o ano de 2011 com cerca de 110 km de fibra óptica na cidade, a expectativa da empresa era...
tracking img