Fibra optica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DOCENTE:
PhD. António Tavares P. de Sousa

UNIVERSIDADE INDEPENDENTE DE ANGOLA
Faculdade de Ciências e Tecnologias
Engenharia de Telecomunicações

TEMA: LINK DE FIBRA ÓPTICA DE LUANDA AO DONDO

COMUNICAÇÕES ÓPTICAS

ÍNDICE

INTRODUÇÃO

Com a explosiva evolução das comunicações, motivadas pela necessidade de aumento da capacidade de tráfego de voz, vídeo e dados em alta velocidade,constantemente nos deparamos com novos conceitos em tecnologias em termo de meios de transporte das informações (meios físico de transmissão). Sendo que, vários são os tipos de cabos utilizados no transporte de informações, e cada um com suas vantagens e desvantagens no que tange a Largura de banda, taxas de transmissão, atenuações especificas e distancia de transmissão sem o uso de repetidores.É nesta ideia que surge a fibra óptica que garante um nível elevado de fiabilidade a nível de transmissão de sinais de dados, voz e vídeo.
Com este trabalho, pretende-se transmitir conhecimento a nível de projectos de link à grandes distancias (como no nosso caso), utilizando fibra óptica, apresentando as motivações da escolha deste meio de transmissão, vantagens e desvantagens relativamente aoutros tipos existentes no mercado.

OBJECTIVO

O objectivo deste projecto, é a projecção de um link de Fibra óptica de 180Kms de distancia entre Luanda e Dondo, para a transmissão de VOIP, sinal de TV e Telefonia, de forma que seja estabelecida as comunicações entre estes dois pontos do Pais.
Consiste em um projecto que não seja só para o presente mas com perspectivas futuras, oferecendoeste, um elevado nível de confiabilidade, disponibilidade e alta qualidade de a nível dos sinais acima mencionados.

BREVE HISTÓRIAL DA FIBRA ÓPTICA

Os primeiros experimentos utilizando fibra óptica ocorreram em 1930 na Alemanha, mas as pesquisas sobre suas propriedades e características tiveram inicio por volta de 1950. Hoje, as fibras ópticas são largamente utilizadas e representam umarevolução na transmissão de informações. Hoje em dia, as fibras ópticas utilizadas em sistemas podem operar com taxas de transmissão que chegam até a faixa dos terahertz.

* 200 D.C: Heron da Alexandria estudou a reflexão.
* 1621: Willebrod Snell descobriu que quando a luz atravessa dois meios, sua direção muda (refração).
* 1678: Christian Huygens modela a luz como onda.
* 1830:Telégrafo com código Morse (digital) chegava a alcançar mil km, o equivalente a velocidade de 10 bits por segundo, com os repetidores.
* 1870: John Tyndal (1820-1893) mostrou a Royal Society que a luz se curva para acompanhar um esguicho d’água, ou seja, pode ser guiada pela água.
* 1876: Invenção do telefone analógico por Graham Bell
* 1880: O engenheiro William Wheeler, recebeu uma patentepela idéia de “conduzir” intensas fontes de luz para salas distantes de um prédio. O escocês naturalizado americano, Alexander Graham BELL (1847-1922), inventou o Photophone, um sistema que reproduzia vozes pela conversão de luz solar em sinais elétricos (telefone óptico).
* 1956: O físico indiano Narinder Singh Kanpany inventa a fibra óptica: desenvolveram a idéia de uma capa de vidro sobreum bastão fino de vidro para evitar a “fuga” da luz pela superfície.
* 1958: Arthur Schwalow e Charles Townes inventam o laser.
* 1962: Foi inventado o primeiro fotodetector PIN de silício de alta velocidade (EUA).
* 1968: Primeiro diodo laser com dupla heteroestrutura, DHS, (EUA).
* 1972: 1973: Um link telefônico de fibras ópticas foi instalado no EUA.
* 1976: O BellLaboratories instalou um link telefônico de 1 km em Atlanta e provou ser possível o uso da fibra para telefonia, misturando técnicas convencionais de transmissão. O primeiro link de TV a cabo com fibras ópticas foi instalado em Hastings (UK). A empresa Rank Optics em Leeds (UK) fabrica fibras de 110 nm para iluminação e decoração.
* 1978: Começa, em vários pontos do mundo, a fabricação de fibras...
tracking img